Em meio aos vários fatores desfavoráveis para a os negócios para as fábricas estrangeiras (e também brasileiras) em geral, e problemas com a legislação trabalhista brasileira devido ao uso de mão-de-obra análoga à escravidão, a BYD conseguiu se firmar e anuncia o seu primeiro "rebento" em Camaçari, na Bahia, um pequeno Dolphin Mini, sucesso de vendas por aqui.
Nessa fábrica serão inicialmente montados alguns modelos, em regime SKD (com partes já previamente montadas vindas da China) e, posteriormente, CKD (com todas as peças importadas vindas em separado para a montagem local). Um dos carros é o Song Pro, um SUV híbrido com motor aspirado 1.5 e um elétrico, totalizando 235 cv. O torque com o motor elétrico alcança 30,6 kgfm, comparável a de um clássico Opala seis cilindros. Também será montado o sedã BYD King, além do já citado Dolphin Mini.
Não há muitas expectativas em uma diminuição significativa no preço final, pois as peças ainda vem do exterior. Um Dolphin Mini custa atualmente por volta dos R$ 118 mil reais, um valor salgado para a maioria dos brasileiros.
BYD diz ter apresentado nesta segunda o primeiro Dolphin Mini brasileiro, mas na verdade ele só foi montado aqui no sistema SKD (Semi-Knocked Down) (Divulgação) |
Também se espera gerar empregos locais, pois a BYD estava usando mão-de-obra vinda de seu país de origem, e empregando métodos irregulares.
Quanto às outras empresas, elas tentaram dificultar o estabelecimento da chinesa por aqui, mas agora terão que se mexer para enfrentaram as novas condições do mercado, ou poderão perder ainda mais clientes.
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