quarta-feira, 30 de julho de 2025

Consummatum est

E não adianta chorar. 

Donald Trump mais uma vez mostrou não estar de brincadeira quando ameaçou o Brasil com o tarifaço de 50%. No próximo dia 1°, as tarifas não pouparão quase nada, a não ser importantes exceções, como a laranja, os aviões da Embraer, metais preciosos e celulose. Café, carnes e açúcar de cana, este último recomendado por Robert Kennedy Jr., o secretário da Saúde, para adoçar a Coca-Cola local, não escaparam. 

Trump e Marco Rubio mostram que não estão blefando ao sancionar o Brasil e o ministro Alexandre de Moraes (AP Photo)

Ele também cumpriu com a promessa de punir autoridades brasileiras envolvidas em alegada perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, considerando Alexandre de Moraes o "coração" do autoritarismo e da perseguição a opositores que não se ajoelham às vontades do Executivo e do Judiciário brasileiros. Marco Rubio, o poderoso secretário de Estado da Casa Branca, impõs a lei Magnitsky contra o mais destacado dos membros do STF brasileiro. O ministro agora não poderá viajar aos Estados Unidos, nem possuir negócios ou fazer compras por lá com seus cartões de crédito. Muita gente imaginaria uma cena como esta: 


Mas o ministro não é uma pessoa tão emotiva, e continuará a agir com frieza. Ele não desistirá de alcançar seus objetivos de neutralizar o bolsonarismo. Uma de sua metas é conseguir extraditar Carla Zambelli, presa nesta semana na Itália, mesmo que o processo leve anos. Aliás, muitos adversários do bolsonarismo e mesmo alguns bolsonaristas ressentidos com a conduta dela durante as eleições de 2022, queriam ver a situação. 


Carla Zambelli também vem resistindo como pode, e não se renderá tão fácil. Ela lançará mão do seu direito de defesa, assegurado pela Justiça italiana. Não ficará passiva diante da possibilidade de extradição, nem da quase certeza da perda de seu mandato como deputada federal. 

Será mais provável ver o brasileiro comum sem saber o que fazer diante dos acontecimentos recentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário