quarta-feira, 16 de julho de 2025

A USP Santos morreu de vez

Pouca gente conhece o campus da USP em Santos, inaugurado em 2012. E vai ficar sem conhecer, pois esta unidade em breve desaparecerá. 

Por algum tempo, existia apenas uma faculdade, a Engenharia de Minas e Petróleo, vinculada à Escola Politécnica. Desde 2021 ela deixou de ser oferecida e a maioria dos já escassos estudantes abandonou o curso. Uma parcela ínfima deles era da cidade litorânea. A partir daí, o curso passou a ser oferecido na própria sede da Poli, no campus do Butantã, sendo um dos melhores existentes no Brasil. 

Agora, apenas algumas atividades restaram, como um laboratório de pesquisa, o InTRA-USP, onde trabalham engenheiros, geólogos, químicos e físicos. Em 2026, talvez nem isso continue. 

Com a desativação deste campus litorâneo, o que restou do corpo de funcionários teme pelo seu futuro. Eles não querem ser transferidos para São Paulo, pois moram em Santos e nas cidades vizinhas. 

Já os antigos estudantes do campus não têm boas lembranças. O prédio, localizado entre o Centro e a Vila Belmiro, não apresentava boas condições, devido ao estado de conservação. Uma pena, pois o edifício é tombado pelo Condephaat e abrigou, anteriormente, o histórico colégio Cesário Bastos. 

O prédio ocupado pela USP possui grande valor histórico, mas há muito tempo precisa de reformas (Condephaat)


Nenhum comentário:

Postar um comentário