quarta-feira, 23 de julho de 2025

Os estranhos centauros

Quando se fala de centauros, costuma-se pensar a respeito de estranhos seres formados por uma parte humana e um parte equina, pertencentes à mitologia greco-romana. Mas existem outra acepção para a palavra. 

Entre as órbitas de Júpiter e Netuno, existem corpos em geral bem pequenos (em termos astronômicos), entre poucos metros e alguns quilômetros de diâmetro, com comportamento entre cometa e asteróide. Esses objetos "híbridos" foram apelidados pelos astrofísicos de "centauros". Por vezes, quando se aproximam do Sol, chegando ao periélio de suas órbitas excêntricas, eles desenvolvem uma cauda, liberando partículas com as temperaturas mais altas. Mas suas aparências lembram mais os asteróides. 

Sua origem é contraversa, embora provavelmente sejam do cinturão de Kuiper, a região limítrofe do Sistema Solar além de Netuno. Podem ter sofrido a ação da gravidade dos planetas gigantes, principalmente Júpiter e Saturno, passando a se tornar corpos espalhados ao longo do Sistema Solar. É muito pouco provável que alguns deles venham a se aproximar da Terra, pois a ação de Júpiter impede a aproximação. 

Um desses centauros está muito citado ultimamente, o 2060 Quíron. Este objeto tem 206 km (estimados) de diâmetro e foi descoberto em 1977. Segundo a mitologia, Quíron era um centauro diferente dos demais por sua cultura e erudição, com uma ascendência divina: era filho de Cronos, e meio-irmão de Zeus. 

A órbita de 2060 Quíron (Chiron). no Sistema Solar (JPL Small-Body Database)

Espiritualistas afirmam ser Quíron a estadia de almas em processo de recuperação após a morte. Popularmente, seria um "planeta prisão", para espíritos causadores de sofrimento alheio necessitados de correção até terem condições de trilharem lugares melhores ou reencarnarem em planetas ditos de "provas e expiações". Para os kardecistas, a Terra está deixando de ser um planeta dessa categoria, onde o sofrimento e a injustiça reinam, para ser um lugar em processo de regeneração, com seres mais conscientes e dispostos a atitudes mais positivas, como a caridade e a busca pela sabedoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário