quarta-feira, 30 de abril de 2025

Uma brasileira que liderou um 'ranking'

Irmã Inah era considerada a mulher mais idosa do mundo, desde o falecimento da japonesa Tomiko Itooka no final do ano passado. Assim, ela passou a liderar o ranking de pessoas mais longevas. 

Por pouco tempo. 

A freira faleceu hoje, devido ao peso da idade, na Congregação das Irmãs Teresianas de Porto Alegre, sem nenhuma causa específica. Em junho iria completar 117 anos. 

Dentre as curiosidades sobre sua longa vida, ela detinha outro recorde: a de ser a freira católica mais idosa desde 2023, com a morte da francesa Lucile Randon, em 2023, e a pessoa mais longeva do Brasil desde 2022. Foi professora do general Figueiredo (1918-1999) quando ele estava no jardim da infância e nem pensava em ser presidente do Brasil, e era bisneta do general Davi Canabarro (1796-1869), um dos líderes da revolta conhecida como Guerra dos Farrapos. 

Faleceu Irmã Inah, a mulher mais velha do mundo (1908-2025) (LongeviQuest)


terça-feira, 29 de abril de 2025

Da série Classificação dos animais, parte 1 - Mamíferos

A classificação biológica é mesmo uma coisa aparentemente estranha. Primeiro, foi baseada em critérios morfológicos, ou seja, pela aparência externa. Depois, foi se norteando pelas características genéticas e evolucionistas, algo mais rigoroso e exato, mas capaz de chegar a conclusões bastante curiosas, para dizer o mínimo. 

Carl von Linné (1707-1778), ou Lineu, o famoso naturalista sueco e pioneiro na classificação binomial por gênero e espécie, fez a primeira grande classificação dos animais, destacando os macacos como aparentados aos seres humanos, como se pensa hoje, mas colocando rinocerontes e elefantes como membros da mesma ordem, a dos "paquidermes" (Pachydermata). Hoje se sabe que os rinocerontes pertencem à ordem Perissodactyla, animais ungulados ("de casco") com número ímpar de dedos nas patas, a mesma dos cavalos, enquanto os elefantes possuem uma ordem só deles, os Proboscida

Aliás, atualmente os rinocerontes e os elefantes estão ainda mais afastados do que se supunha. Recentemente, os rinocerontes foram colocados junto com os bois, os carnívoros e os morcegos no grupo Laurasiatheria, cujo ancestral comum viveu na Europa ou na Ásia ainda no tempo dos dinossauros, por volta dos 70 milhões de anos atrás. Os elefantes, os peixes-boi e alguns bichos estranhos como o aardvark, um animal parecido com um híbrido de porco com tamanduá, são descendentes de um animal de origem africana, daí serem chamados de Afrotheria

Os macacos e os humanos, curiosamente, estão mais ligados aos Laurasiatheria, embora tivessem origem possivelmente na África. Os primatas, como são conhecidos desde a época de Lineu, foram atualmente colocados juntamente com os roedores (ratos, castores, capivaras) e os lagomorfos (coelhos). Ou seja, nós temos mais parentesco com os ratos do que com a maioria dos ourros mamíferos. 

Entre o confuso grupo dos Laurasiatheria, temos os morcegos, antigamente considerados próximo dos ratos, mas agora mais ligados aos carnívoros e os animais de casco. Os carnivoros são realmente divididos entre os parentes dos cachorros e os dos gatos, e isso é sabido desde antes de Lineu, mas descobriu-se que as hienas, apesar da aparência canina, são geneticamente mais próximas dos felinos. Enquanto isso, os animais de casco reúnem não só os Artiodactyla, de dedos pares nas patas, e os Perissodactyla, já citados acima, mas várias outras ordens extintas, ainda não solidamente estabelecidas, embora antigamente se falasse numa ordem chamada de Condylarthra, que reunia ancestrais dos bois, dos cavalos e das baleias. Sim, as baleias, na antiguidade consideradas como enormes peixes, e só com o aumento na atividade baleeira (séculos XVI-XVII) foi se descobrindo serem mamíferos. Elas descendiam de animais de casco, terrestres, e têm afinidade genética com os hipopótamos, fazendo o grupo chamado de "Whippomorfa", dentro dos Artiodactyla, ser motivo de piadas "gordofóbicas". Outra implicação é constatar o parentesco próximo entre esses seres marinhos com as vacas. Ou seja, as baleias e seus pequenos e esbeltos "primos", os golfinhos, estão bem longe de serem peixes, embora tão parecidos com eles. 

Vaca, um típico mamífero (Divulgação)

Outra característica dos Artiodactyla é reunir animais com sistema digestório muito complicado, envolvendo três ou quatro estômagos, sendo o maior deles usado só para depositar o capim e outros alimentos vegetais até serem fermentados e voltarem para a boca, dando início ao processo de "ruminação", fazendo bois, vacas, cabras, camelos e veados ficarem mastigando por longos períodos ao estilo dos mascadores de chiclete. Depois tornam a engolir e o alimento é processado pelos outros estômagos e por um intestino bem longo, para absorção dos nutrientes e a eliminação da merda do esterco. Essa característica surgiu há mais de 50 milhões de anos, como forma de extrair energia de plantas aparentemente pouco nutritivas e evitar passar muito tempo pastando, sendo assim mais fáceis de serem vítimas dos predadores. 

O grupo dos Afrotheria parece uma daquelas junções meio esquisitas de animais, parecendo só terem em comum o fato de serem mamíferos. Os peixes-bois são parentes dos elefantes, e estes são aparentados com pequenos animais parecidos com preás, mas tendo cascos nas patas, os hiraxes. 

Existem ainda outros tipos de animais, como os outrora chamados "desdentados", mas agora constituindo duas ordens de mamíferos diferenres dos demais, os Cingulata (tatus) e os Pilosa (tamanduás e bichos-preguiça). Eram chamados "desdentados" por terem dentes muito fracos, no caso dos tatus e dos bichos-preguiça, ou serem ausentes, como os tamanduás. Esses animais têm ligação com os Afrotheria, embora sejam atualmente encontrados na América do Sul. Outros animais considerados outrora unidos são os "insetívoros", mas este grupo é artificial e agora existem diversas ordens com esses pequenos e aparentemente primitivos seres. Toupeiras, ouriços e musaranhos fazem parte dos Eulipotyphla, e não possuem nenhum parentesco próximo com os ratos, mas são tidos como Laurasiatheria com características "arcaicas". São bichinhos muito estranhos, incluindo uma espécie de toupeira com tentáculos no focinho e os musaranhos, dotados de peçonha (veneno!) como as serpentes. Existem outros bichos "insetivoros" agora considerados parentes dos macacos (tupaias) e os musaranhos-elefantes, com focinhos compridos, pertencente ao grupo dos Afrotheria junto com os elefantes. 

Não se pode esquecer dos marsupiais, antigamente considerados pertencentes a apenas uma ordem, mas agora constituídos de várias ordens. Os mais conhecidos são os cangurus e os coalas, da ordem Diprotodontia. Os estranhos e necrófagos diabos-da-tasmânia são os Dasyuromorpha, e os bandicoots que inspiraram o personagem de videojogos Crash são os Peramelemorphia, embora o Crash lembrasse mais uma raposa. 

Por fim, temos aquele grupo de mamíferos com características tão primitivas que muitos questionam se eles são realmente mamíferos. Afinal, os Monotremata (do latim "um orifício", ou seja, com uma cloaca, como os répteis e as aves, e não dois, o ânus e a genitália dos mamíferos "normais") possuem matabolismo mais lento pela insuficiente capacidade de termorregulação (manter a temperatura corporal constante) própria dos mamíferos. Além disso, possuem bicos como os patos e botam ovos de casca mole. São considerados mamíferos por produzirem leite, mas não possuem mamas, uma característica compartilhada com a maioria dos extintos ancestrais dos mamíferos, chamados de "mamaliformes", contemporâneos dos dinossauros mais antigos. 

Esses animais viviam escondidos e para poderem ficar longe das bocas dos dinos famntos precisavam cuidar dos filhotes e alimentá-los de alguma forma produzindo fluidos nutritivos, até desenvolverem o leite, caracteristica dos verdadeiros mamíferos. Com isso, também passariam a ter outras características como a mandíbula formada por um único osso (o "dentário"), e não formada por vários como os outros vertebrados, e a troca de dentes apenas uma vez durante a vida (difiodontia), embora elefantes e cangurus possam trocar a dentição várias vezes (polifiodontia). Os antepassados dos "mamaliformes" eram os terapsídeos cinodontes, animais esquisitos que já tinham pelos (outra característica mamífera) mas ainda tinham muito em comum com os répteis. Eles eram da linhagem de animais bem antigos, surgidos há 270 milhões de anos, e um deles, o Dimetrodon, era confundido com os dinossauros. O surgimento destas criaturas com uma só fenestra ("buraco") no crânio, os sinapsídeos, e também dos verdadeiros répteis, estes geralmente com duas fenestras, se deu há mais de 315 milhões de anos. 

Por falar em répteis e dinossauros, este blog vai falar um pouco sobre eles, para explicar a origem das aves, o próximo grupo animal a ser abordado. 


N. do A.: Muitos consideraram a ideia de inventar uma camisa da Seleção Brasileira na cor vermelha como verdadeira coisa de um perissodáctilo, seja ele um jumento ou uma anta. Outros veem isso como uma grande destruição dos valores brasileiros, colocando uma cor estranha, não pertencente à bandeira nacional, ou como uma alusão ao petismo, ou ao comunismo, sendo a CBF sempre envolvida em politicagem adesista. Mais uma atitude desconectada dos torcedores, por parte desta ilustre entidade e sua principal patrocinadora, a Nike, e veremos mais torcedores do time argentino do que do brasileiro. E a nossa Seleção não faz nada para evitar essa "calamidade". 

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Apagão na Europa

Este dia 28 de abril foi marcado pelo apagão em várias regiões da Europa Ocidental, principalmente Portugal e Espanha. 

Com isso, os transportes, principalmente os trens, foram afetados, sem falar na iluminação pública, no serviço de bombeamento para abastecer a água, e a sinalização, causando transtornos. Houve a suspensão das partidas pelo Aberto de Madrid. 

Isso não é encarado com tanta estranheza aqui no Brasil, onde esses problemas são mais comuns do que o desejável, mas no Velho Continente isso é raro. Houve precedentes desagradáveis em 2003 e 2006, quando houve problemas nas redes elétricas da Suíça e da Alemanha, respectivamente, causando transtornos principalmente na Europa Central e na Itália. 

Autoridades estão ainda investigando as causas, mas existem suspeitas sobre problemas da rede elétrica entre a Espanha e a França. Há rumores sobre um ataque cibernético, causado por hackers, e isso ainda não foi descartado. 

Estação de metrô em Lisboa às escuras. Levou horas para a luz ser restabelecida nos locais afetados (Adri Salido/Getty Images)


sexta-feira, 25 de abril de 2025

Elle foi preso

Durante o governo Fernando Collor de Mello, muitas pessoas, entre trabalhadores e empresários, tiveram suas economias confiscadas pelo chamado "Plano Brasil Novo", uma aberração econômica feita sob o pretexto de combater a inflação, que atingia níveis absurdos. Em março de 1990, mês da posse dele como primeiro presidente eleito desde o regime militar, a inflação estava em 84%. Com as medidas, ela se acalmou, mas não a níveis civlizados, à custa do sacrifício de milhões de famílias, ruína econômica de uma parte expressiva delas e até alguns casos de suicídio. Enquanto isso, a corrupção e o tráfico de influência, com a ajuda de PC Farias, tesoureiro da família, motivou um processo de impeachment, concluído em dezembro de 1992 com a renúncia e depois cassação política de Collor. 

Podia-se argumentar: houve uma grande abertura para os produtos importados e o Brasil começava a sair do atraso econômico. Mas nada justificava o esbulhamento, atropelando direitos consagrados pela Constituição de 1988, já em curso naquela época. 

Na época, muita gente queria ver o presidente na cadeia. Isso só aconteceu agora, por motivos bem diferentes do confisco ou da corrupção naquela época. Ele foi denunciado na Operação Lava Jato, por receber R$ 20 milhões em propinas, entre 2010 e 2014, para fazer indicações políticas para a BR Distribuidora, como senador federal por Alagoas. 

Collor pode alegar perseguição política e contestar a forma como foi detido. Afinal, trata-se de uma decisão monocrática de Alexandre de Morais, o mesmo responsável pelas prisões de manifestantes contra o governo Lula. A despeito disso, Collor nunca foi um desafeto político de Lula, embora tenha sido oponente deste na campanha presidencial de 1989, disputando para ver quem despejava mais promessas populistas e demagógicas para seduzir muitos eleitores ou testar a paciência de outros. Lula era inspirado pelo socialismo e Collor, apesar de liberal, sofria influências do peronismo de seu aliado, o presidente argentino Carlos Menem, também enrolado com a Justiça local e falecido em 2021. 

O ex-presidente já tinha a sentença definida em 2023, oito anos e dez meses, por corrupção, lavagem de dinheiro e e isso depois da invertenção de Dias Toffoli, que reduziu a parte correspondente à corrupção passiva. A defesa sempre conseguia recursos para deter a prisão, até a última tentativa ser interpretada como um recurso meramente protelatório. Agora, Collor está numa cela de um presídio em Alagoas, onde poderá sair bem antes dos oito anos, devido à sua idade já avançada e outros benefícios.

Fernando Collor, ex-presidente do Brasil (Valter Companato/Agência Brasil)


 

Será verdade?

Neste vídeo do YouTube, existe a promessa de várias obras viárias necessárias para a nossa cidade. 

Segundo o canal Urbana, serão feitas melhorias principalmente nas zonas sul e leste, as mais carentes da cidade, embora também falando do famigerado projeto da ponte Pirituba-Lapa, cuja novela se arrasta há anos.


Isso será cumprido? Citar datas já é alguma coisa, mas os paulistanos querem ver tudo concluído. Afinal, são bilhões em investimentos pagos em boa parte com o suado dinheiro dos impostos. 




quarta-feira, 23 de abril de 2025

Mais uma derrota para a causa vegana?

Nem todos conhecem a hamburgueria vegana cujos sócios são Leonardo diCaprio e Lewis Hamilton, grandes em suas atuações, embora nem tão brilhantes nos negócios, como se pode supor. 

Os dois apoiavam a Neat Burgers, franquia de sanduíches veganos sediada em Londres e com filial em Nova York. A aposta em hamburgueres sem carne era arriscada, por ser um produto de nicho, e deu errado. Já em 2019, enfrentava dificuldades de se firmar, e após a pandemia o negócio só piorou. Em 2022. o prejuízo era estimado em 7,9 milhões de libras esterlinas. E agora, as últimas duas lojas fecharam. 

Isso mostra que ter celebridades como sócias de uma franquia não é garantia de sucesso, ainda mais para um mercado ainda restrito como o vegano. Os dois, além de não comerem carne, estão associados a causas "politicamente corretas" e woke, o que faz muita gente comemorar o fracasso. 

Nem Lewis Hamilton conseguiu estimular o veganismo (Divulgação)



terça-feira, 22 de abril de 2025

Brasil fez 525 anos

 E quase ninguem se lembrou!



Por falta de tempo, este blog registrou a data de forma meio atrasada. Pelo menos se lembrou...

E não faltam dados contestando a data oficial do descobrimento. Lembram do Vasco da Gama e do Duarte Pacheco Pereira, este último com dados para embasar a afirmação, mas não para comprová-la de forma categórica. Ele teria visitado o litoral do Maranhão e do Pará em 1498, isso para fazer Portugal explorar as terras a leste do meridiano de Tordesilhas, de acordo com o tratado de 1494. 

Enquanto não reúnem provas concludentes, resta lembrar do feito do "humilde" navegador Pedro Álvares Cabral, que não era um fidalgo como os nomes acima. Poucos lembraram. Nem o governo brasileiro, cujos apoiadores preferem lamentar a sorte dos indígenas depois de 1500...

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Encontro de São Pedro com o sucessor

São Pedro: Papa Francisco, meu sucessor no comando da Igreja! Eu não esperava vê-lo tão cedo. 

Francisco: "Buenas", caro Pedro. Eu não tive a sorte de viver tanto como o meu antecessor, o papa emérito. 

São Pedro: Ah, ele está com o Santo Papa João Paulo II, mas acho que eu não posso revelar o teor de algumas conversas...

Francisco: Eles decerto não devem estar falando de mim!

São Pedro: Eu não posso mentir, porque aqui é pecado... parece que, sim, algumas coisas desagradáveis sobre Vossa Santidade estão incluídas, mas não é tudo. 

Francisco: Acho que vou até lá para falar com eles pessoalmente. 

Maradona: Ora, se não é el papa! Bienvenido!

Francisco: Maradona! 

Maradona: Eu fiquei sabendo que Vossa Santidade disse que Pelé era o melhor...

Francisco: Eu disse mesmo, mas não fique chateado.

Maradona: Não. Eu compreendo. Mas deve concordar sobre la mano de Dios quando eu participei da Copa...

Francisco: Bueno, eu prefiro não falar de alguns detalhes, mas podemos falar disso mais tarde. 

Maradona: Pra mim, está bom. Vou falar com alguém que quer falar com Vossa Santidade. 

Francisco: Deve ser o próprio Pelé, ou o Beckenbauer. 

Maradona: El comandante, Fidel!

São Pedro: Mas ele está no inferno, por razões que você não pode ignorar! Como ele...

Maradona: Ele me contou sobre as táticas para sair de lá. Dizem que envolve os grandes discursos que ele costuma fazer. 

São Pedro (murmurando): Oh, sim. Os discursos de horas e horas que nem o... o... ele aguenta!

Francisco: Irei mais tarde, meu filho! Preciso falar alguma coisa com o meu antecessor. 

(Maradona sai)

Francisco: Os meus antecessores talvez estejam comentando sobre isso. Lá na Terra me acusam de comunismo, de globalismo, essas coisas... eu defendia a igualdade, detestava os nacionalismos chauvinistas, denunciava o consumismo provocado pelo capitalismo, sonhava com um mundo sem fronteiras para Deus e os homens, mas não sou comunista nem globalista!

São Pedro: Não é bem isso que eles falam...

Francisco: Talvez seja porque eu tratava de uns assuntos que eles não se sentiam confortáveis, como os homossexuais, os... problemas envolvendo certos sacerdotes... 

São Pedro: Também não. 

Francisco: O que seria? Por favor, diga. Depois eu irei conversar com eles. 

São Pedro: É sobre a sua mania por futebol, torcer de forma um tanto exagerada... bem, é melhor mesmo falar com eles. 

Francisco (suspirando): Espero que não estejam falando mal do meu San Lorenzo!

São Pedro: Até logo, meu sucessor. 

São Pedro (pensando alto): A Igreja está cada vez mais parecida com o futebol. Agora vão ter torcidas discutindo para ver quem será o próximo a ocupar o trono que ja foi meu... ai, meu... ops! Quase que eu digo o santo nome Dele em vão...

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Doação de peixe em Belo Horizonte vira tradição

Há 32 anos o comerciante Afonso Teixeira faz a distribuição gratuita de peixes no bairro do Bonfim, em Belo Horizonte, durante a Sexta-Feira Santa. 

Desta vez, foram oferecidas às pessoas carentes dois quilos de cavalinha. Centenas foram até o estabelecimento do senhor Afonso para ter uma fonte de proteína, além de lembrar sobre a tradição de não se comer carne vermelha neste dia (*). 

O organizador, desde muito cedo, dedica-se a fazer doações. Quando era um menino de fazenda, costumavs doar leite, e, já homem feito, começou a oferecer os peixes. 

Centenas de pessoas pobres fazem fila todos os anos para receberem peixe na Sexta-Feira Santa no Bonfim, Belo Horizonte (Maurício Vieira/Hoje em Dia)


(*) Segundo a tradição católica, em todas as sextas-feiras da Quaresma é recomendada a abstinência de carne de animais de sangue quente (mamíferos e aves), em sinal de humildade, tendo peixes, ovos, laticínios e vegetais como substitutos. Na Sexta-Feira da Paixão, prega-se o jejum, para os devotos entre 18 e 59 anos, mas isso não costuma ser observado entre os fiéis. Também são estimulados os atos de caridade, como a doação de alimentos, pauta desta postagem. 


terça-feira, 15 de abril de 2025

O que faria você dizer "Pare o mundo que eu quero descer"?

a) Jogadores de futebol brasileiros estão aparecendo mais nas páginas de escândalos do que nas de esportes, como é o caso do Bruno Henrique do Flamengo e seu ex-colega, agora no West Ham, Lucas Paquetá, indiciados por envolvimento com apostadores em fraudes. 

b) O caso de uma mãe que matou a própria filha de 15 dias em Alagoas e inventou uma história de sequestro. 

c) As taxas gigantescas do Trump sobre a China, podendo afetar o resto do mundo. 

d) Ninguém fazer nada diante do genocídio no Sudão, envolvido em guerra civil, enquanto até mesmo as guerras no Oriente Médio e na Ucrânia contra a Rússia estão sumindo do noticiário. 

e) Mais casos de mortes de crianças e adolescentes por causa de desafios idiotas na Internet. 


N. do A. 1: Mais uma enquete neste blog? Isso também é um motivo para dizer a frase do título!

N. do A. 2: O jornal O Globo colocou uma piada de gosto duvidoso sobre o intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro sem destacar que isso foi publicado na sua coluna de humor, o "Sensacionalista - O jornalismo isento de verdade". Muitos partidários de Bolsonaro gritaram a frase do título, mesmo sabendo que Sílvio Brito, o autor da música com esta mesma frase, era de "esquerda". 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Da série 'Oitentolatria' e 'Noventolatria', parte 38

 Poucos sabem, mas o famoso chocolate Surpresa, da Nestlé, está à venda. Muita gente que passou a infância no final do século XX, ou seja, os oitentólatras e noventólatras, não esquece o tablete com uma figurinha de algum animal com informações básicas sobre ele. 

Agora, a má notícia: esta nova versão não tem os 30 g originais, mas 20 g, uma diferença considerável. Ainda apresenta os mesmos problemas na queda de qualidade do chocolate ao longo do tempo, ficando ruim e caro. E nada de figurinha. 

A embalagem atua do "novo" chocolate Surpresa (Divulgação)

Se alguém quiser comprar e comer, fará por conta e risco. Alguns irão se arrepender disso. 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Trump enlouquece o mundo

Numa análise política e econômica, é necessário estudar vários fatores históricos, culturais, ideológicos, não se prendendo em determinadas vertentes. Assim, expressar uma opinião baseada em determinada ótica, seja ela liberal ou marxista, é correr o risco de ignorar vários aspectos da realidade. 

Um exercício desafiador é tentar entender as motivações por trás das atitudes de Donald Trump. Não é tarefa para amadores, e até mesmo os economistas e analistas políticos mais experimentados sentem dificuldade para entender as idas e vindas das decisões do poderoso presidente americano. 

Uma das premissas é estimular a indústria dos Estados Unidos, agora seriamente ameaçada, principalmente pela China. Mesmo boa parte dos insumos das empresas sediadas na América provém do gigante asiático, e as tarifas gigantescas impostas por Trump - 145% - têm o potencial de encarecer o custo dos produtos aos consumidores e desencadear uma crise. Há outras razões por trás disso. 

De qualquer forma, é simplesmente errado atribuir as decisões de Trump à sua impulsividade ou suposta estupidez ou loucura. Como já foi abordado aqui, a tática trumpista é ser agressivo e encurralar o oponente para forçá-lo a negociar. Isso deu certo com boa parte do mundo, inclusive aliados como a União Européia, o Japão, a Coréia do Sul e Israel, que se apressaram em conversar visando diminuir ou suspender a taxação, o que realmente aconteceu. Com a China, um pais bem mais duro, o porrete precisaria ser bem maior. 

Também é simplista acusar o "homem laranja" de aspirar a uma ditadura, sendo que ele ainda não violou nenhuma lei, seja a Constituição ou o direito internacional. Mas muitos imaginem uma trama para ele ser digno de comparação com Napoleão ou Genghis Khan. Os detratores gostam de falar daquele austríaco com bigodinho ridículo. 

Atingindo a China, afeta-se o mundo todo, e não faltam profetas de fim do mundo proclamando, por exemplo, o fim do sistema econômico global, para destruir seus maiores beneficiários, ou para impor uma nova ordem econômica e política. Hà quem se aventure em fazer análises sem ter uma formação especifica para isso, apenas para falar sobre o tal novus ordo seclorum impresso na cédula de um dólar. Trump seria a favor ou contra toda uma real ou imaginária ideologia por trás disso?

O homem mais poderoso do mundo, de fato e por direito, vai ainda queimar muitos neurônios ao longo de seu mandato. E aí, levanta-se outra questão, sobre um hipótetico novo mandato a partir de 2029, algo atualmente vetado pela Constituição. Mas isso não é uma cláusula pétrea, podendo ser discutido no Capitólio... 

Realmente, vamos continuar tentando estudar todos esses acontecimentos enquanto ainda podemos. 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Mais um filme brasileiro no caminho do Oscar?

 Depois de Ainda Estou Aqui, o diretor Kleber Mendonça Filho espera repetir o feito de seu colega Walter Salles com seu filme O Agente Secreto

Este drama histórico (mais um a abordar a ditadura militar) vai concorrer à Palma de Ouro em Cannes, e tem Wagner Moura como protagonista. 

Cena dos bastidores do filme O Agente Secreto (Divulgação)

A premiação em Cannes seria um grande passo para outros prêmios, mas o risco é o tema, semelhante ao do filme de Walter Salles, sem o mesmo apelo dramático de uma viúva sofrendo pela morte do marido torturado. 

quarta-feira, 9 de abril de 2025

"Hobbies"

Quando o autor deste blog tem tempo livre, faz alguns hobbies para espairecer. De vez em quando, faz algumas caricaturas e charges, sendo as mais relevantes publicadas. 

Algumas dessas atividades paralelas não são tão triviais, como é o caso de listar os pontos de ônibus da cidade de São Paulo, uma tarefa aparentemente insana. São milhares espalhados pela cidade, atendendo centenas de linhas da SPTrans. Não basta dizer em qual rua está o ponto: precisa indicar também as proximidades, o bairro onde está fixado e as linhas atendidas. Isso com o auxílio do Google Maps. Periodicamente, é necessário atualizar pois os trajetos das linhas mudam todo ano. Para não haver mais gasto de tempo, não são consideradas as mudanças por algum evento ou obra no local. 

Um dos pontos listados, ainda a ser incluído, só para listar um exemplo, é o da Av. Prof. Luciano Gualberto, na USP próximo à Faculdade de Economia e Administração (FEA): 


É preciso informar onde fica o lugar (a Cidade Universitária), o ponto de referência (usualmente, na rua mais próxima à frente, no caso a travessa do Politécnico), e as linhas de ônibus. 

Este ponto e o conjunto de outros pontos são reunidos numa página, incluindo aí os locais de destaque próximos, como a própria FEA. Por perto, ainda há a Poli, a FAU e a ECA. 

Parece um trabalho exaustivo, mais do que um passatempo, mas um dia isto irá terminar. Depois, poderá haver uma atualização da lista de forma periódica, por exemplo, de dez em dez anos. O problema, no caso de São Paulo, é haver muitas modificações, criação ou extinção de linhas, ou novos pontos. 


terça-feira, 8 de abril de 2025

Romulus, Remus e Khaleesi

Estes foram os nomes dados a três filhotes de lobo geneticamente modificados com o genoma de uma espécie extinta há 10 mil anos, o Aenocyon dirus, ou o "lobo terrível". 

Romulus e Remus nasceram há seis meses e são dois exemplares brancos, aparentemente saudáveis e se comportando como lobos normais, vivendo numa reserva florestal em local não divulgado da América do Norte, provavelmente no Canadá. Devido à idade, ainda não desenvolveram as supostas características de um lobo terrível, como a musculatura mais desenvolvida e o comportamento de um animal capaz de disputar os bisões e os filhotes de mamute, suas prováveis presas, com os tigres dentes-de-sabre de sua época. Mas já são notavelmente maiores do que um pastor alemão de mesma idade. 

Os dois foram batizados com os nomes dos lendários fundadores de Roma, irmãos amamentados por uma loba segundo a mitologia. 

A empresa Colossal Biosciences fez grande alarde neste mês sobre os três "lobos terríveis" (Colossal Biosciences)

Khaleesi é uma fêmea com apenas dois meses, batizada com o nome da heroína criadora de dragões da série Game of Thrones, cuja história se passa numa terra onde vivem "lobos terríveis" e outras feras. 

Ao contrário do alardeado pela empresa responsável pela criação desses filhotes, a Colossal Biosciences não "recriou" o Aenocyon dirus, apenas decodificou o genoma e implantou o material genético extraído de dentes e ossos do predador em células endoteliais (presentes nas paredes internas dos vasos sanguíneos) de lobos comuns para usá-las como base de estudo. Depois, o núcleo da célula modificada, onde se concentra todo o DNA modificado, foi transferido para um óvulo, e uma cachorra serviu como "barriga de aluguel" para fazer a gestação dos filhotes em 65 dias. Romulus e Remus cresceram sob os cuidados da mãe de aluguel como se fossem cãezinhos, mas eles não conseguem latir como se assim fossem. 

Essa técnica ainda não ganhou o respaldo dos zoólogos e paleontólogos. Mesmo assim, com ela a Colossal Biosciences está querendo "recriar" o lobo marsupial da Tasmânia, extinto em 1937, assim como o passaro dodô das Ilhas Maurício, exterminado no século XVII, e o mamute. 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Manifestação pela anistia incomoda o governo

No Rio, a manifestação do último dia 16 não gerou reação entre o governo e a maior parte da imprensa, mas ontem a Paulista conseguiu mobilizar muito mais gente.

Com Michele Bolsonaro como destaque, lembrando do caso Débora dos Santos e fazendo o coro "Anistia Já", as dezenas, talvez centenas de milhares de pessoas mostraram seu descontentamento. Silas Malafaia cobrou Hugo Motta, presidente da Câmara, para fazer andar o projeto de anistia, e acusou os militares de covardia e omissão por não terem impedido os atos de vandalismo do 8/1, logo interpretados pelo Executivo e pelo Judiciário como "golpe".

Jair Bolsonaro também falou, para aumentar o clima de campanha pela sua candidatura em 2026, não crendo que ele fique de fato inelegível. Ele lembrou que Lula também estava irregular quando se candidatou, após o rumoroso processo de soltura.

Quanto ao tamanho da multidão, o Cebrap fala em 44 mil pessoas, número abaixo das manifestações anteriores, porém maior do que os alegados 18 mil no Rio, e também bem mais do que qualquer movimento promovido pelos apoiadores do governo. Também fez a pauta da anistia acelerar, de acordo com informações de veículos de comunicação oposicionistas, como a revista Oeste. Isso deixou o governo incomodado, tentando pensar em uma reação, embora os principais alvos, Lula e o STF, tentem mostrar tranquilidade, principalmente Alexandre de Moraes, que chegou a fazer um argumento ad hitlerum para defender a regulamentação das redes sociais. Para ele, se Goebbels tivesse acesso ao X, os nazistas "teriam conquistado o mundo". Já Lula e Haddad foram até Cajamar, na Grande São Paulo, para um evento do Mercado Livre. 

Ato pela anistia aos presos do 8/1 reuniu milhares na Paulista (Miguel Schincariol/AFP)


sexta-feira, 4 de abril de 2025

A ghiblização do mundo

 Virou moda usar fotos para torná-las versões em anime, ao estilo dos estúdios Ghibli. Agora, os usuários de redes sociais usam o ChatGPT e o OpenAI para converter suas fotos em graciosos desenhos inspirados nos filmes como "Cemitério dos Vagalumes", "A Viagem de Chihiro" e "O Menino e a Garça". 

Para os profissionais da área, esse hábito é arriscado devido ao compartilhamento de fotos pessoais na Internet, um mundo bem menos poético do que os filmes de Hayao Miyasaki. Este, por sua vez, é um forte opositor do uso da inteligência artificial, por vê-la como inimiga da arte. 

Abaixo, um exemplo de "ghiblização", de um meme famoso: 


Esta moda promete dominar ao menos o primeiro semestre deste ano, e até lá milhões de figuras serão ainda convertidas para desenhos kawaii, para criar um mundo de fantasia, diferente do mundo real regido por tensões, conflitos e a ameaça de crise econômica global decorrente do "tarifaço" de Trump. 

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Quanto cada país levou de bordoada no "tarifaço"

Conforme prometeu, Donald Trump impõs as temidas sobretaxas nos produtos estrangeiros. Foi o chamado "dia da libertação", também chamado de "dia da retaliação". 

Em geral, as sobretaxas são uma resposta relativamente proporcional à majoração de produtos americanos em outros países. Quanto mais se cobra por um produto made in USA, maior a resposta do homem alaranjado. 

Boa parte dos países foi punida com 10%, algo comparável à marreta do Chapolin. É o caso de Argentina, Uruguai, El Salvador, Reino Unido, Líbano, Ucrânia, Egito, Arábia Saudita, Turquia, Singapura. Irã e Bolívia também foram incluídos, indicando que o critério não leva em conta se o país é aliado ou hostil. O Brasil, apesar da chiadeira do governo Lula, também só foi sobretaxado na faixa mínima. 

Outros países não tiveram tanta sorte. A tão odiada Venezuela ganhou 15%, um golpe de cassetete. Israel levou 17%, mas isso pode mudar porque as sobretaxas de 33% cobradas sobre os produtos americanos foram suspensas. A União Europeia em geral levou um castigo de 20%. O Japão ficou com 24%, já podendo ser considerado uma porretada, assim como os 25% sobre a Coréia e os 26% na Índia. A partir daí, os golpes são mais dolorosos: a Suíça foi punida com 31%, Taiwan com 32%, a arquirrival China com 34%, Tailândia com 36%, Síria com 41%, Myanmar (Birmânia) com 44%. Quem foi contemplado com o maior porrete foi o pequeno Lesoto, país do sul da África, com 50%. 

Rússia, Belarus, Cuba, Coreia do Norte e outros países sob embargo econômico estão sem a sobretaxa.

Como resultado do grande "tarifaço", as ações de todo o mundo sofreram abalos, mas no Brasil, onde o impacto não foi tão severo, a Bovespa caiu "apenas" 0,038%. O dólar sofreu uma desvalorização global, e no Brasil a queda foi de 1,8%, para R$ 5,62.  

O mundo sentiu o golpe do "dia da libertação" (Olivier Douliery/AFP/Getty/The Atlantic)


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Neve?

Outra vez o Android alerta sobre a "possibilidade" de neve. Já é a segunda vez. No ano passado houve um alerta semelhante.

Mais recentemente, houve alerta de terremoto. O Google alega que um celular com problema no acelerômetro. Seguindo este tipo de lógica, o serviço de alerta levaria em consideração um aparelho dentro de uma geladeira, o que seria aparentemente absurdo. 

Lembremos que o dia para esse tipo de alerta já passou. 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Não haverá mais enquetes para encher linguiça neste blog

 

É a pura verdade! (Ai, meu nariz está crescendo de novo!)