Há 32 anos o comerciante Afonso Teixeira faz a distribuição gratuita de peixes no bairro do Bonfim, em Belo Horizonte, durante a Sexta-Feira Santa.
Desta vez, foram oferecidas às pessoas carentes dois quilos de cavalinha. Centenas foram até o estabelecimento do senhor Afonso para ter uma fonte de proteína, além de lembrar sobre a tradição de não se comer carne vermelha neste dia (*).
O organizador, desde muito cedo, dedica-se a fazer doações. Quando era um menino de fazenda, costumavs doar leite, e, já homem feito, começou a oferecer os peixes.
Centenas de pessoas pobres fazem fila todos os anos para receberem peixe na Sexta-Feira Santa no Bonfim, Belo Horizonte (Maurício Vieira/Hoje em Dia) |
(*) Segundo a tradição católica, em todas as sextas-feiras da Quaresma é recomendada a abstinência de carne de animais de sangue quente (mamíferos e aves), em sinal de humildade, tendo peixes, ovos, laticínios e vegetais como substitutos. Na Sexta-Feira da Paixão, prega-se o jejum, para os devotos entre 18 e 59 anos, mas isso não costuma ser observado entre os fiéis. Também são estimulados os atos de caridade, como a doação de alimentos, pauta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário