sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Na terra de Hamlet...

O COI teve de escolher entre Chicago, Tóquio, Rio e Madri para sediar a Olimpíada de 2016. As cidades envolvidas tiveram tempo de mostrar sua campanha em vídeo para os julgadores, em Copenhague, capital da Dinamarca, onde haverá o julgamento final.

A exposição do Rio foi a mais emocional e também a que mais empolgou os jurados, deixando longe a frieza de Chicago (até então favorita nas bolsas de apostas na Europa) e o tecnicismo de Tóquio; a exposição de Madri foi morna, mas confiante. O grande destaque foi o nosso 'mui' amado líder, Lula, que desta vez não fez feio e discursou (em português mesmo, enquanto os outros utilizaram o inglês), destacando todas as vantagens (e omitindo cuidadosamente todas as desvantagens) de um torneio no Rio. Foi aplaudido entusiasticamente.

Mais tarde, chegou a hora de votar. Milhares de corações a bater mais forte. E uma das cidades foi eliminada por ter menos votos. Surpreendentemente, Chicago caiu fora. Obama, um dos maiores entusiastas da campanha da cidade, não convenceu o COI.

Algo de podre na Dinamarca? É o que muitos americanos que esperavam mais uma Olimpíada por lá teriam perguntado...

Na segunda rodada de votações, mais uma cidade foi eliminada.

Tóquio.

Os japoneses não estavam muito entusiasmados com uma Olimpíada em suas terras, apesar da grande infra-estrutura. Eles achavam que seria mais um gasto pesado de dinheiro, com retorno duvidoso.

Sobrou Madri e Rio de Janeiro. E a votação ficou para depois, às 13h30. E, ao contrário do que se podia imaginar na Europa, houve atraso.

A expectativa aumentou ainda mais.

E Jacques Rogge, presidente do COI, após rápido discurso, anunciou o resultado, quando em Brasília já eram quase 14h.

RIO DE JANEIRO!

O Rio venceu. E agora vai encampar outra batalha: a de se preparar decentemente para esta Olimpíada. Serão R$ 25 bilhões para gastar (isso se não houver superfaturamento...). Parte da estrutura do PAN 2007 será reaproveitada. E espera-se um sucesso ainda maior do que aquele evento, que teve méritos, mas foi criticada pela má organização.

A América do Sul vai sediar finalmente uma Olimpíada. E tinha de ser logo na cidade mais conhecida destas plagas. A cidade que, pelo menos por ora, faz juz ao apelido de 'Maravilhosa'.

Agora, se as Olimpíadas do Rio serão um sucesso, isto ainda fica para o futuro. E um futuro datado: 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário