quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília 50 anos

Os 'Candangos', marco de Brasília que homenageia os construtores da capital brasileira

Hoje Brasília faz 50 anos. A cidade cogitada para ser a capital do Brasil desde a época da Independência, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e patrocinada por Juscelino Kubitscheck, é motivo de grandes contravérsia.

Seus defensores dizem que a cidade é uma cinquentona enxutona, projeto grandioso, exemplo de planejamento cuidadoso, com uma arquitetura ousada, orgulho de seus habitantes e do Brasil. Os detratores dizem que a cidade é ao mesmo tempo imatura e decadente, obra bem-intencionada que se transformou em lugar abominável, exemplo de bandalheira, vergonha de seus habitantes, desgraça para a Nação.

Foi fundada num dia 21 de abril, exatos 168 anos após a execução de Tiradentes, o mártir que queria a independência do Brasil no final do séc. XVIII, quando não havia uma nação e sim uma Colônia de Portugal, um território espoliado e selvagem.

Como capital do Brasil, entretanto, Brasília está ainda bem no começo, já que as antecessoras, Salvador e Rio de Janeiro, tiveram esse status por cerca de 200 anos. Salvador foi capital no tempo da Colônia, até 1763. Depois disso, a agora auto-intitulada Cidade Maravilhosa, de capital da Colônia, virou capital do Reino Unido sob D. João VI e depois sede de governo de toda uma nação.

Deixando de lado essas divagações, a cidade merece todo o respeito do Brasil, apesar dos problemas. Quem sabe a nação terá mais orgulho de sua capital quando ela fizer 100 anos, em 2060. Isso se o Brasil sobreviver até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário