domingo, 18 de abril de 2010

Agora também em Linux


Com o Ubuntu, o Linux vai de vez à guerra dos sistemas operacionais (arte de Henrique Gravina).

Estou experimentando o Ubuntu 9.10, um dos sistemas operacionais baseados no Linux, desde ontem.

Este é o primeiro post escrito no produto do pinguim Tux, usando o navegador Firefox (muito, MUITO melhor do que o lamentável Explorer 8).

Como estou acostumado ao Windows, como a maioria dos usuários, tenho apanhado um pouco, principalmente para instalar programas no Ubuntu (a maioria dos instaladores vem em tar.gz, o que assusta bastante os iniciantes), mas é possível aprender muito com o sistema operacional do pinguim.

Se dá para abandonar o velho Windows, apelidado de "Ruindows" por detratores (devido às constantes falhas do sistema produzido na empresa do Bill Gates), de vez? Em termos. É necessário deixar a passividade de lado, procurar por dicas de usuários - elas existem aos montes para qualquer assunto - e fazer muitas pesquisas de programas, quase todos grátis.

Desaconselhável, portanto, para alguém que quer moleza ao usar o computador.

Não! Não abandonei o Windows no meu computador. Tive a coragem de instalar o Ubuntu sem desinstalar o Windows (existe essa opção no instalador do Ubuntu). Agora o meu velho computador, com 40 Gb de espaço no HD e 1 Gb de memória RAM (que ridículo... hehehe), roda com os dois sistemas, Ubuntu 9.10 e Windows XP, ou seja, tornou-se um computador do tipo "dual boot", como dizem os "micreiros" (aff... esse termo é antigo, do tempo em que eu era adolescente).

Pelo menos, o meu sobrinho Roger está adorando usar o Ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário