quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quem disse que o centro de São Paulo é feio...

... tem de reconhecer que existem, sim, coisas agradáveis à vista naquela região.

Não estou dizendo que os prédios cinzentos, a poluição, os congestionamentos, a miséria do pessoal de rua ou os constantes assaltos sejam bonitos. Aliás, quem afirma isso deve receber tratamento psiquiátrico adequado, com camisa-de-força e tudo.

Existem vários pontos onde se pode ver arte no centro de São Paulo, e de graça.

Começando pelos museus da região (Pinacoteca do Estado, Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte Sacra, Solar da Marquesa dos Santos, sem falar no Masp, que já fica na região da Av. Paulista).

Existem também algumas pinturas nos prédios, recolhidas pelo blog "Mundo ID" (http://mundoid.blogs.sapo.pt), a 8 de outubro de 2008. Com destaque para as pinturas abaixo:

Prédio Santa Lúcia, r. Líbero Badaró, 613 (próximo à estação São Bento e à prefeitura)

Prédio Santa Mônica, r. Cel. Xavier de Toledo, 161 (junto à estação Anhangabaú)

Esta última obra é de Tomie Ohtake, feita em 1985, segundo a (famigerada) revista Veja (24/07/1985).

Ela também foi responsável pela escultura "Ondas", na Av. 23 de Maio, próximo ao bairro da Liberdade, para a comemoração dos 80 anos da Imigração Japonesa (1988).

A delicadeza das formas, mesmo feitas no pesado concreto, no meio de uma das artérias da cidade


É bom destacar, também, as obras arquitetônicas, mesmo com a negligência do poder público em não lhes prestar a devida manutenção. O Edifício Martinelli da r. São Bento, 405, próximo à prefeitura, é considerado uma obra arquitetônica. O mesmo se pode dizer do Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer e construído na Av. Ipiranga, 200, próximo à Pça. da República. Isso sem falar no Edifício Itália, próximo ao Copan (Av. Ipiranga, 344). Um pouco mais antigo é o Teatro Municipal, em epígono estilo neoclássico, feito em 1911.





O centro paulistano e seus destaques: Teatro Municipal, Martinelli, Copam e Edifício Itália


E também existem edificações mais antigas. O prédio da Estação da Luz. E a conhecida Catedral da Sé, com seu estilo neogótico.


A catedral da Sé e o prédio da Estação da Luz não são apenas para serem pichados e virarem abrigo de mendigos e usuários de drogas...


Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser visto em São Paulo.

Espera-se que tudo isso não sucumba ao tempo e à decadência do centro paulistano.

Fontes: Wikipedia e o site "Conheça São Paulo" (http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Contecsi2007/pagina%20sao%20paulo.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário