sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta Feira, 13 de agosto



Ainda tem gente que acredita neste negócio de sexta-feira 13. Fica tudo pior quando esse dia cai em agosto, o mês mais sinistro do ano.

Esse transt... aliás, característica, chama-se

parascavedecatriafobia

e tem origem cultural, na tradição cristã de atribuir à sexta-feira um dia pecaminoso (os antigos germânicos dedicavam o dia ao culto de Friga, a deusa da beleza e da sensualidade), e ao fato de Jesus supostamente ter sido crucificado numa sexta-feira 13. Além disso, Judas Iscariotes, que traiu Jesus (e Ele bem sabia disso, segundo as escrituras), era o décimo terceiro apóstolo.

Como já dizia, coisas boas ou ruins acontecem em qualquer dia do ano, mas nosso subconsciente, pelo instinto de autopreservação, tende a guardar mais as más lembranças. Às vezes, há exageros, o que leva às fobias e à superstição.

Acontecimentos terríveis como o 11 de setembro de 2001, o golpe militar de 31 de março (ou 1 de abril) de 1964, o acidente de Chernobyl (abril de 1986), a eleição do Collor (dezembro de 1989) e do Lula (rsrsrs só para descontrair, isso foi em outubro de 2002), sem falar em vários e vários outros casos, não aconteceram em agosto e nem num dia 13.

Portanto, não há justificativa racional para ter medo do gato preto ou de passar por baixo das escadas, ou quebrar um espelho para não ter sete anos de má sorte. Nem mesmo num dia como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário