domingo, 19 de setembro de 2010

A onda perene do espiritismo

As idéias de Allan Kardec vem sendo bastante populares no Brasil

O espiritismo como doutrina foi formulado por Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo Allan Kardec (1804-1869), um antigo discípulo do prof. Pestalozzi (1746-1827) que estudou 'estranhos fenômenos paranormais' tanto na França quanto na Inglaterra e nos Estados Unidos.

A partir de 1857, ele passou a codificar o Espiritismo, segundo uma ótica mais racionalista, mesclando idéias de seu mestre Pestalozzi com as de Fénelon (pensador cristão do séc. XVII e XVIII) e algumas teorias científicas em voga (eletromagnetismo, concepção da matéria, teoria atômica, as idéias de Darwin e o muito divulgado porém agora toralmente desacreditado "éter"), além do polêmico "magnetismo animal" das teorias do dr. Mesmer (1734-1815), ainda muito fortes na época. Há quem diga que os ideiais da então muito influente Maçonaria estejam incluídos aí, assim como o positivismo de Auguste Comte (1798-1857). Porém, não foi um aplicador cego de nenhuma dessas idéias, analisando-as com um certo rigor científico e procurando depurar as idéias que ele considerava realmente relevantes, pois temia cair em descrédito como aconteceu com Fénelon e Mesmer.

No Brasil, passou a ser conhecido a partir do final do séc. XIX. Alguns brasileiros, como o médico e deputado Bezerra de Menezes, e o médium Chico Xavier, são muito falados por suas obras em favor das idéias espíritas, que não diferem essencialmente do cristianismo em geral. O país conta com a maior população espírita, graças, em boa parte, aos trabalhos de Chico Xavier.

No entanto, essas idéias ainda são pouco compreendidas por muitos. A ciência ainda não descobriu as explicações para alguns temas estudados pelo Espiritismo, como a mediunidade (suposta comunicação com os espíritos por parte de pessoas encarnadas) e a manifestação dos espíritos, antes considerada como atos fantasmagóricos. Por outro lado, a maioria só conhece superficialmente essa doutrina e atribui ao Espiritismo idéias próprias da macumba, de poderes paranormais e místicos muitas vezes totalmente estranhos a Kardec.

A televisão vem abordando, bem superficialmente, as idéias espíritas, devido a alguns autores de novelas como Ivani Ribeiro serem espíritas, e depois do sucesso do filme 'Ghost' (1990), um drama meloso que possui algumas idéias espíritas mas não pode ser considerado um filme doutrinário. A intenção dos autores não é exatamente orientar os telespectadores para a doutrina espírita, e sim pura e simplesmente conseguir audiência, bolando tramas de amor entre os 'vivos' e os 'mortos'.

No terreno das idéias religiosas, existem muitos aspectos que ainda não podem ser explicados racionalmente, e sim pela fé dos seus seguidores, e o Espiritismo não é exceção. Eles procuram entender o sentido da vida. Afinal, se estamos na Terra, segundo não só os espíritas mas também todos os outros cristãos e também os judeus, islâmicos, budistas e outros religiosos, não é por acaso.

Será que a presença de tanto sofrimento, morte de inocentes, violência, epidemias, injustiças sociais, perseguições políticas, preconceito racial e social, governos tirânicos, sede pelo poder, pode ser explicada apenas com teorias políticas, econômicas e sociológicas, sem o fator fé? Se não se pode bancar o 'benfeitor da humanidade' (pois é tarefa enorme, custosa e demorada minorar todas as injustiças do planeta, e deve envolver muitas pessoas neste trabalho), é preciso pelo menos entender os mecanismos da vida, que talvez não se resumam ao palpável, ou ao cientificamente compreensível.

O Espiritismo é mais uma doutrina religiosa que tenta explicar essas questões e, mais do que um punhado de explicações a respeito de fenômenos paranormais, é seguidora das idéias cristãs de fraternidade e caridade. Se é verdade que existem muitos charlatães no Espiritismo, como em qualquer outra religião, é porque muitos usam as idéias religiosas para obter vantagens terrenas.

E não se trata de mais uma onda. Muita coisa sobre as idéias de Allan Kardec ainda vão ser divulgadas e exploradas, para os mais diversos fins, desde os objetivos mais mesquinhos de explorar a credulidade alheia, até as mensagens mais sinceras e piedosas para convencer mais gente da validade do Espiritismo.


Obs.: o "éter", no século XIX, era um esforço dos físicos da época para unificar as idéias da Mecânica Clássica de Newton com o eletromagnetismo; seria uma espécie de fluido associado à luz, mas nunca comprovado pelos experimentos; a teoria da relatividade de Einstein sepultou definitivamente a idéia. Assim, os defensores do Espiritismo passaram a abandonar o cientificismo já datado da época de Allan Kardec e passavam a se concentrar no fator religioso, que os brasileiros compreendem melhor.

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