O Brasil é um país em vias de desindustrialização, onde as empresas enfrentam toda sorte de empecilhos para poderem se manter, desde a concepção até a atividade produtiva. Além disso, as poucas efetivamente de capital nacional precisam enfrentar a concorrência de marcas estrangeiras, geralmente mais estruturadas.
Uma dessas empresas de capital nacional está enfrentando gigantes transnacionais, como a Johnson & Johnson, assim como a nacional Flora, do grupo JBS, que se mantém bem ativa na mídia. Ao contrário desta, a Memphis S.A. Industrial, empresa gaúcha estabelecida em 1949, por Carlos Lutz, Ilse Kuhlmann, Rodolfo Gros, Geraldo e Domingos Caruccio.
Ela produz sabonetes tradicionais, como a Senador e a Biocrema, além de uma linha completa de perfumaria envolvendo desodorantes, colônias, talcos e sabonetes Alma de Flores, produzidos em suas duas fábricas, todas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Portão), além de escritórios comerciais espalhados pelo Brasil, um deles em São Paulo.
Os comerciais da empresa apareciam mais nos anos 1980, quando ela ainda ostentava um logotipo com as pirâmides e o busto de Nefertiti, que relembram o Egito Antigo, cuja capital era conhecida pelos gregos como Memphis. Por volta da década seguinte, esse logotipo foi modificado.
O logotipo atual |
Logotipo antigo, dos quais muitos se lembram (Gisele/Enjoei.com.br) |
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