segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campeonato preto e vermelho

O Campeonato Brasileiro termina de forma extremamente emocionante, com a grande campanha do Flamengo, que foi o campeão no ano do Rio escolhido como sede das Olimpíadas.

A maior torcida do Brasil vê o time quebrar um jejum de 17 anos, após uma partida sofrida com o Grêmio (vitória carioca por 2 a 1, de virada).

O Inter fez grande campanha e ficou em segundo, depois de muita luta. Eles fizeram a sua parte ao golear o praticamente rebaixado Santo André. O time paulista até que se esforçou para permanecer, mas vai ter de voltar à segundona. Já o Inter teve o gosto de ficar em primeiro por poucos minutos, desde a abertura do placar até a virada do Flamengo.

O São Paulo lutou e só conseguiu ficar em terceiro após golear o rebaixado Sport. Precisava apostar no tropeço de Flamengo e Inter para conseguir uma colocação melhor, mas o Tricolor viu suas esperanças frustradas.

O Cruzeiro na última rodada sofreu mas conseguiu o quarto lugar ao derrotar o Santos e ganhar uma vaga na Libertadores da América, o torneio mais importante do hemisfério ocidental.

Corínthians e Santos não passaram de figurantes neste campeonato.

Porém, o maior derrotado do campeonato foi o Palmeiras, que ficou boa parte do campeonato como líder e, ao perder de um desesperado Botafogo (2 a 1), perdeu até a chance de disputar a Libertadores, num dia trágico para os torcedores alviverdes. Sua campanha terminou de forma até mais melancólica do que a do Coritiba, o último a ser rebaixado após o empate com o Fluminense. O time paranaense só empatou com o tricolor carioca e os torcedores partiram para um quebra-quebra geral de violência absurda e estarrecedora.

Este torneio marcou o brilho de algumas estrelas, mas quem mais brilhou foi Adriano, o "imperador" do Flamengo. Ele foi um dos responsáveis pela campanha do alvinegro (ao lado de Petkovic, o sérvio mais brasileiro do mundo), apesar de algumas irregularidades e a fama de criador de casos. Poucos se lembram quando, no início deste ano, ele praticamente estava fugido do Inter de Milão, e em abril anunciou que ia parar de jogar. Todo mundo achou que ele enlouqueceu ou coisa pior (rumores de envolvimento com o tráfico).

2009 começou mal para o tal "Imperador", mas acabou terminando bem para ele

Os cariocas, no final, conseguiram o que queriam. O Botafogo permanece entre os grandes em 2010, graças à vitória contra o Palmeiras. Quanto ao Fluminense, este era um caso perdido até há pouco tempo. Depois começou a reagir, ganhando partidas seguidas, até ganhar o direito de empatar na última rodada com o infeliz Coritiba. E o Flamengo atingiu a glória máxima: sagrou-se campeão. Os três vão se juntar ao Vasco, que voltará à primeira divisão em 2010.

E por falar em 2010, teremos mais um ano dourado para o futebol, com todos os campeonatos nacionais e estrangeiros e mais a Copa do Mundo. Que Deus proteja a Seleção Brasileira (também, com um grupo ferrado daqueles, com Portugal e Costa do Marfim...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário