Existem alguns sites muito úteis para orientar o internauta a escolher os melhores produtos e fazer denúncia de eventuais irregularidades.
Existe o site do Procon (www.procon.sp.gov.br), órgão de fiscalização para coibir abusos das empresas. O consumidor pode fazer a reclamação tanto por telefone quanto por e-mail, sem necessidade de cadastro, acessando o link 'ouvidoria'. A solução de problemas costuma ser demorada devido ao grande volume de denúncias. Como qualquer site governamental, a consulta não prima pela facilidade de acesso às informações.
O site do Idec (www.idec.org.br) mostra como o consumidor pode se defender de maus produtos e serviços, por meio de testes de avaliação. O internauta pode fazer um cadastro gratuito para manifestar sua opinião.
Outro site que age nesse sentido é o Proteste (www.proteste.org.br). Também exige cadastro grátis para o conteúdo completo.
A Presidência da República também disponibiliza o Código de Defesa do Consumidor, mas para consulta mais rápida pode ser acessado o site http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90. O site do Idec também disponibiliza o código.
Todos possuem informações importantes para o consumidor com acesso a Internet exercer a sua cidadania e fazer as compras mais adequadas às suas necessidades reais.
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