quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vão mudar as cédulas de real!

Depois de 16 anos sem modificações, o que é um tempo bastante longo, as notas de real vão mudar.

A má notícia: não vai ser barato trocar as notas, ainda mais porque todas elas terão tamanhos diferentes. Milhões de reais a mais vão ser gastos para substituir todo o maquinário de impressão, o que significa mais impostos, sendo os gastos totais oficiais em torno de R$ 1,15 bilhão (segundo o jornal O Globo); os bancos também terão de fazer investimentos nos terminais de auto-atendimento, ou caixas eletrônicos, para lidarem com as novas células, o que significaria, provavelmente, taxas mais altas.

A boa notícia: as vantagens compensam largamente as desvantagens; com notas de tamanhos diferentes e novos padrões de identificação, será muito mais difícil falsificá-las; as cédulas também devem ser mais duráveis e resistentes, o que significa maior vida útil. Com tamanhos diferentes, proporcionais aos valores, será mais fácil aos deficientes visuais identificá-las.

As cores continuam as mesmas, assim como os animais que estampam a parte de trás de cada cédula, mas eles estão em posições diferentes. Ainda não há fotos da bicharada disponíveis na rede.


Uma questão subjetiva é a beleza das notas. Sim, elas são mais bonitas. Quem não quer uma nota novinha dessas, de R$ 100,00, na carteira? Hahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário