quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Obama wins!

Pensou-se que Barack Obama teria uma batalha difícil nas urnas e no Colégio Eleitoral. Porém, não foi isso que aconteceu. 

Mitt Romney deu um certo trabalho, sem dúvida  Venceu em 24 estados, entre os quais Texas, Arizona, Carolinas, Dakotas e Louisiania. E também Utah, onde fica Salt Lake City, terra dos mórmons, religião do candidato republicano. 

 Montagem sobre base do jornal New York Times vista num blog das Filipinas

Acontece que são 50 estados e mais o distrito de Washington, a capital do país. Nos estados que sobraram, portanto 26 (e no distrito de Washington), Obama foi o vencedor. No Colégio Eleitoral, pela soma dos votos, a diferença foi muito mais consistente: 303 votos para Obama e apenas 206 para Romney. Logo, houve a reeleição. 
 
Em seu novo mandato, Obama terá desafios difíceis de superar. A crise econômica e o crônico deficit nas contas públicas afetam bastante o país. As sequelas da tempestade Sandy ainda vão perdurar por muito tempo. Na Câmara, ele terá a árdua tarefa de dobrar uma maioria republicana, apesar do Senado ser dominado pelos democratas - uma maioria nada confortável de 53 contra 47 cadeiras na Câmara Alta. Questões sociais como a saúde pública, o desemprego, o aborto, a violência. A espinhosa situação do mundo, com o Irã a afrontar os interesses americanos com seu programa nuclear, assim como a política monetária chinesa, os conflitos no Oriente Médio (principalmente a Síria), a pirataria no Oceano Índico, o narcotráfico

Serão quatro anos suados para o presidente norte-americano. E todo o mundo será afetado pelas decisões dele, assim como aconteceu nos mandatos de todos os seus antecessores desde a II Guerra Mundial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário