segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Da série 'Mondo cane', parte 20 - A origem do termo

O termo 'mondo cane' foi retirado de um filme clássico italiano, que inaugurou o gênero shockumentary, ou seja, falsos documentários com a intenção de chocar os espectadores. 

Só recentemente tive a curiosidade de verificar o ano de produção do filme, que mostrou toda sorte de comportamentos bizarros e exotismos estranhos ao gosto ocidental. Ele é de 1962, ou seja, já faz 50 anos. 

Este post deveria ser escrito em maio, mês do lançamento do filme, mas como ainda estamos no ano do cinquentenário, antes tarde do que nunca. 


Era ainda uma época marcada pelos valores eurocentristas, mostrando costumes de outros povos quase como manifestações de demência. Também lança polêmicas sobre o que é ter um comportamento normal, ao mostrar certas práticas também das chamadas 'culturas civilizadas'.

Foi muito discutido na época de seu lançamento, e tornou-se cult. Se fosse lançado agora, em tempos 'politicamente corretos', seria rejeitado e execrado. 

Obs.: Na minha série particular, não trato costumes de outros povos como coisa de quem precisa de tratamento psiquiátrico, apenas levo para o lado humorístico. Se o assunto foi tratado como caso de hospício, é somente nas postagens com conteúdo menos leve, para fazer denúncias de comportamentos inaceitáveis.

P.S.: Verdadeiro Mondo cane é a São Paulo, de agora, com toda essa violência entre policiais e criminosos, que atinge em cheio também os cidadãos comuns; o governo federal e o estadual não se entendem como irão proceder e já se falou em UPP's e intervenção das forças armadas. Enquanto houver essa indefinição, mais sangue será derramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário