terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dois dias memoráveis para os negros

Os descendentes dos que sofreram a escravidão no Brasil têm dois dias para esquecer os problemas ainda recorrentes no Brasil: o racismo e a injustiça social. 

Hoje, é o dia da Consciência Negra, feriado em 780 cidades - curiosamente, não é o caso de Recife, Olinda e Salvador, onde há tantas pessoas afro-descendentes - onde se comemora o dia de Zumbi dos Palmares. Há muitas campanhas para melhorar as condições de vida dos negros, em uma data que relembra um personagem contravertido, mais homem do seu tempo do que a imagem idealizada e idolatrada por muitos. Ele viveu no século XVII, época de opressão e tirania. Era o senhor do Quilombo dos Palmares, e como um governante da época, exercia o poder com mão de ferro, até ser morto por uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1695, que destruiu seu reino. 

Joaquim Barbosa vai ser empossado como presidente do Supremo após o dia da Consciência Negra (Fábio R. Pozzebom/ABr)

Amanhã, dia 21, será a posse de Joaquim Barbosa à presidência do STF, um dos cargos mais poderosos do Brasil. Ele já foi festejado como relator do julgamento do mensalão e contribuiu para sentenciar os principais responsáveis pelo aporte indevido do NOSSO DINHEIRO para bolsos privados. Como presidente, vai coordenar o término do caso e muitos outros. Será um grande desafio para este afro-descendente de família pobre, um dos raros e bons exemplos de quem venceu as dificuldades sofridas pelo preconceito. Autoridades e algumas poucas pessoas - principalmente personalidades como Djavan, Taís Araújo e Lázaro Ramos - estarão presentes à cerimônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário