terça-feira, 15 de setembro de 2009

A saída está mesmo debaixo da terra!


Não! Não estou falando de se enterrar ou se enfiar num cemitério!

Estou me referindo ao metrô, o único transporte coletivo realmente eficiente.

Está certo que é caro de se construir e sujeito aos velhos problemas (superfaturamento, politicagem...) mas o fato é que São Paulo precisa ter muito mais metrô!

São apenas 61,3 km de linhas e 55 estações, enquanto a cidade do México, que nem é tão populosa quanto São Paulo, tem 177 estações (para não citar o manjado exemplo de Londres).

Os governos atuais da cidade e do Estado de São Paulo estão no rumo certo, embora não no ritmo desejado, ao priorizar o metrô. Nos próximos meses, teremos as primeiras estações da linha 4 (amarela), que finalmente vai estar pronta para atender principalmente a Zona Oeste da capital paulista. Nos próximos anos, teremos o prolongamento das linhas 2 (verde) e 5 (lilás), assim como a construção de novas linhas, como a 6 (laranja), que vai ligar a Brasilândia até a Liberdade, passando pela Freguesia do Ó e pela região da PUC, sem falar na transformação efetiva dos trens de subúrbio (ainda um sistema precaríssimo) em metrô de superfície. Mas ainda é pouco. Lugares da capital como a USP, o Ipiranga (o metrô só passa no Alto do Ipiranga, mas não na parte mais importante do bairro), a Casa Verde e a Vila Maria ainda ressentem-se da falta deste meio de transporte.

Uma esperança é o chamado projeto PITU (http://www.pitu.stm.sp.gov.br/index2.html), que ficou para 2025. Mas pelo jeito acenam com novo adiamento... e, enquanto isso, o paulistano ainda vai sofrer com ônibus lotados e trânsito cada vez pior devido ao excesso de automóveis (também devido à malha viária cheia de problemas, mas isso é assunto para outro post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário