quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ecologia não é só mato

Muita gente ainda acha que ecologia é o mesmo que se preocupar só com as matas e com os animais (e mesmo entre os que se dizem ecologistas só falam de certos tipos de animais, como os golfinhos, as baleias e os pandas).

Ecologia é muito mais do que isso. É o uso racional e sustentável dos recursos naturais. É preocupar-se com as condições de vida do nosso planeta, inclusive da nossa espécie. Assim, tanto o aquecimento global quanto a poluição dos rios e do ar são preocupações ecológicas, passando pela reciclagem de materiais e outros meios de aproveitar melhor os recursos. Preocupar-se com a saúde dos nossos filhos, assegurando que eles possam ter uma qualidade de vida adequada, protegidos das doenças causadas pela poluição, isto também é um pensamento ecologicamente correto.

Um dos problemas mais sérios enfrentados pelas populações, e cada vez mais divulgada, é a questão do lixo tecnológico, provocado pelo descarte de baterias e pilhas, computadores e celulares usados, processos industriais inadequados. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com os metais pesados liberados por milhões de pilhas jogadas em aterros, quando é possível reaproveitá-las para a fabricação de novos produtos. Também há maior preocupação com o que se descarta na produção de um computador. Chips precisam usar toneladas de água de altíssima pureza para sua fabricação. Uma simples solda contém chumbo em sua composição, o que motivou várias empresas a pesquisarem sobre ligas metálicas facilmente fusiveis e isentas de chumbo, as chamadas soldas lead free.

Para maiores informações, existe um blog chamado lixoeletronico.org, que aborda vários assuntos ligados à tecnologia ambientalmente sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário