... o Brasil tem de conviver com um aspecto trágico e sombrio da vida: a droga.
As drogas são responsáveis por boa parte dos crimes cometidos em nosso país, e também por internações devido à violência e ao próprio vício dos usuários.
É um caso de saúde pública gravíssimo. E vai piorar, porque uma nova droga, o óxi, pior do que o crack, está invadindo o país, vindo do Peru e da Bolívia, tradicionais plantadores de coca. Não se pode culpar o povo de lá pelo vício daqui, pois a coca é uma planta tradicional para mitigar a fome e o cansaço, mas cujas propriedades são intensamente exploradas por criminosos para viciar o maior número de pessoas e torná-las praticamente suas escravas.
A reportagem sobre o óxi pode ser vista no portal Uol.
A fiscalização precária e errática das fronteiras do país contribui para a rápida disseminação do óxi. O governo hesita em tratar o assunto como de saúde pública ou de polícia, de ambas ou de nenhuma delas. Ou seja, todos nós corremos perigo.
Essa ameaça tem de ser combatida com mais empenho, e não só porque vamos sediar uma Copa daqui a três anos. Ou o Brasil será motivo de escândalo internacional até antes disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário