segunda-feira, 18 de abril de 2011

Da série "Marcas famosas desconhecidas no Brasil", parte 1

Este blog está ficando especializado em criar todo tipo de série. Algumas duraram pouco tempo, outras, como a famigerada série 'Mondo Cane', já tiveram vários posts
Fonte: Mundo das Marcas

Alguém fora do ramo publicitário ou empresarial já ouviu falar da marca Sara Lee? Não é a personagem do irreverente hit dos anos 80 do Ultraje a Rigor ("Eu tinha uma vaquinha / que se chamava Sara Lee..."), mas a gigante americana do mercado de alimentos matinais. 

Esta empresa consegue a proeza de se manter às escondidas desde 1998, quando surgiu no País e já adquiriu quase todas as principais marcas de café. A famosa marca Seleto, cuja propaganda é clássica, está nas mãos da Sara Lee. A Café Pelé, a Café do Ponto, o Café União, o Pilão, o Moka, são todos propriedade desta gigante. 

A Sara Lee foi fundada em 1939, segundo informações do blog amigo "Mundo das Marcas", e está em vários países, vendendo desde café no Brasil até produtos de higiene, mas seu forte mesmo são os alimentos. No nosso país, está concentrado no mercado do Coffea arabica (ou Coffea robusta) em pó, mas sua liderança vem sendo ameaçada pela 3 Corações, a despeito de ter a maioria das marcas.

Seu nome internacional é Sara Lee Corporation, mas por aqui adotou o modesto nome de Sara Lee Cafés do Brasil Ltda., com capital fechado. O principal CEO da empresa, ou a principal, foi, até meados do ano passado, a poderosa Brenda Barnes, cujo poder empresarial é tamanho que ela já foi comparada a Condoleeza Rice, Hillary Clinton e Angela Merkel. Barnes teve problemas de saúde e precisou afastar-se do cargo.

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