sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Rio virou a terra do rock (????)

Aqueles quatro pontos de interrogação no título acima indicam: o Rock in Rio IV começou agora na Cidade Maravilhosa (Calamitosa, na versão do Casseta & Planeta e de muitos paulistanos, mas isso é outra história), mas vejamos a programação:

- Primeiro dia (23/09): Titãs e Paralamas do Sucesso, que estiveram no primeiro Rock in Rio, são os representantes legítimos, assim como o grupo português The Gift, mas tem Cláudia Leite, Rihanna, Ed Motta, Milton Nascimento, Sandra de Sá, Bebel Gilberto, The Asteroids Galaxy Tour, Elton John, Katy Perry, Orleans Street Jazz Band e bandas de música eletrônica, ou seja, uma salada de estilos. 

- Segundo dia (24/09): O segundo dia tem Red Hot Chili Peppers, Stone Sour, Snow Patrol, Capital Inicial e... NX Zero ( o_O ). Ainda tem a Nação Zumbi, Milton Nascimento, Orleans Street Jazz Band, Mike Patton, Evandro Mesquita e outros. Este é chamado de "O dia de rock", se é que dá para chamar Nx Zero de rock. 

- Terceiro dia (25/09): Destaque para Motorhead, Metallica e Sepultura, com muito rock pesado. Este é o dia que mais lembra as antigas edições. No primeiro Rock in Rio, havia o AC/DC, o Scorpions e o Iron Maiden. No segundo, Iron Maiden, Metallica e Sepultura. Mas tem Steven Harper e a Orleans Street Jazz Band para fazer um forte contraste com os 'metaleiros'.

- Quarto dia (29/09): Membros do lendário Legião Urbana se apresentam, porém junto com uma orquestra sinfônica. (Ao contrário do que se pensa, uma orquestra pode muito bem se casar com o rock, como provou o U2 e outras bandas). É uma homenagem póstuma a Renato Russo, morto há 15 anos. Há também o Baile do Simonal, em homenagem a um antigo e difamado músico da MPB acusado até a morte de ser um lacaio do regime militar: Wilson Simonal. 

- Quinto dia (30/09): Uma salada de estilos, como no primeiro dia. Muitos músicos de qualidade, mas a maioria está bem longe de fazer rock. Tem Marcelo D2, Jota Quest, Shakira e a baianíssima Ivete Sangalo. Também se apresentam Emicida, Martinho da Vila (sim, o sambista), João Donato e Cidade Negra.
- Sexto dia (1/10): Frejat do Barão Vermelho se apresenta juntamente com Skank, Coldplay, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, DJ Harvey, Leo Gandelman, Maroon 5, Zeca Baleiro. Outra mistura de estilos. 

- Sétimo dia (2/10): O último dia também é uma mistureba, com direito a Detonautas. O blues, gênero que deu origem ao rock, marca presença com o All Star Blues Band. Tom Zé canta junto com os Mutantes. O rock marca presença com Evanescence, Guns 'n Roses, Titãs e Pitty. Marcelo Camelo, Rodrigo Penna (ator e DJ) e Saxophonia também estão presentes.





Shakira, Elton John, Marcelo D2, NX Zero, Cláudia Leite, Ivete Sangalo... este artigo era para falar de rock, não é mesmo? Mas todos eles estarão na quarta edição do Rock In Rio.

Analisando esta programação, dá para notar que o rock'n roll não é exatamente o estilo predominante. Logicamente, nas outras edições não se tocou rock o tempo todo. James Taylor, Pepeu Gomes e Ivan Lins estiveram no primeiro Rock in Rio (1985). A estranhíssima banda techno Dee Lite, assim como A-Ha e New Kids on The Block, destoavam do clima geral do Rock in Rio II (1991). Pato Fu, Sandy & Júnior, e Britney Spears tocaram no Rock in Rio III (2001). Eles eram a exceção da regra. Na quarta edição, os papéis se inverteram: agora é o rock que parece meio deslocado.

Aquela frase do Cacá Rosset sobre o rabino e a bisteca de porco não me sai da cabeça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário