O Center Norte, maior centro de compras da Zona Norte paulistana, foi obrigado a fechar após descumprir a resolução da Cetesb para drenar o gás metano, cujos níveis estavam acima do normal. O metano é um gás relativamente inofensivo à saúde mas é muito inflamável e pode causar acidentes terríveis. É a causa de muitos acidentes nas minas.
Além de ter de fechar até regularizar essa situação, causada pela má escolha do terreno para fazer a construção do shopping - um antigo lixão, fonte em potencial de metano - os donos ainda vão ter de pagar R$ 2 milhões de multa. E não é só: outras exigências, como o plantio de árvores na área de estacionamento - sim, isto está na legislação - e adoção de pisos permeáveis em parte das áreas descobertas para facilitar a drenagem da água da chuva e minimizar os efeitos das inundações, já que está junto à Marginal Tietê, no bairro da Vila Guilherme.
Muito provavelmente, não poderá funcionar durante as festas de fim de ano. Ou seja, os moradores da Zona Norte vão ter de ir a outros locais para fazerem suas compras, assistirem filmes ou comerem fora, até conseguirem instalar um sistema de drenagem do metano, e isso não será nada fácil. Talvez só no final de 2012 eles consigam fazer o Center Norte voltar às atividades normais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário