Há muito tempo, a Ford, responsável pelo lançamento de carros icônicos no Brasil, como o Galaxie, o Corcel, o Maverick e o Escort, além de sucessos como o Fiesta, o Ka e a Ecosport, ameaçava fechar as fábricas no Brasil, alegando altos custos de produção, problema crônico enfrentado por qualquer empreendedor neste país. Desta vez, com a pandemia e a piora na cadeia produtiva - que já não estava nos melhores dias - a montadora americana vai mesmo cumprir sua promessa.
A Ford chegou a fabricar no Brasil carros requintados como o Galaxie, entre 1967 e 1983 |
Serão 5.000 empregos diretos extintos e outros centenas de milhares de trabalhadores ameaçados. Como isso será resolvido?
Caso a empresa realmente sair, outras empresas seguirão o mesmo caminho, agravando o processo de desindustrialização da nossa pátria, um problema abordado neste blog em vários artigos.
Isso também mostra a decadência de uma montadora pioneira. Ela já perdeu mercados em todo o mundo, e seus produtos raramente repercutem. É raro alguém comentar sobre um carro atual desta marca. O Mustang, um dos ícones mundiais no passado, ainda é produzido, mas é só mais um cupê entre tantos.
Os resultados ruins vêm de muito tempo. Mesmo antes da pandemia, sofreu com prejuízos gigantescos, principalmente na América Latina.
Quanto aos brasileiros, sobrará mais desemprego e menos diversificação econômica. As reformas trabalhista e tributária só amenizarão o problema, cuja resolução só virá com a melhoria no ensino e na qualificação da mão-de-obra, algo severamente comprometido pela pandemia atual.
Caminhamos para ter mais um ano inesquecível, no pior sentido?
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