terça-feira, 4 de abril de 2023

Trump vira réu

Idolatrado por neoconservadores, admirado por defesnores de uma postura belicosa e carismática, e odiado pelos liberais e "progressistas". o ex-presidente Donald Trump tornou-se réu, acusado de fraude fiscal em vários processos de acordo com os promotores em Manhattan, no estado de Nova York. 

Todos os 34 processos estão relacionados a supostos pagamentos de suborno à atriz pornô Stormy Daniels, durante a campanha eleitoral de 2016, vencida por ele. Os pagamentos, dizem os acusadores, foram feitos usando a Organização Trump, tornando tudo mais estranho. Dez anos antes, Trump teria um relacionamento extraconjugal com a estrela dos filmes adultos. Ela teria recusado uma participação no programa O Aprendiz, apresentado por ele na época. O ex-presidente e bilionário americano sempre negou ter qualquer relacionamento com ela e ainda a acusou de agir como "vigarista". 

Donald Trump se diz inocente das acusações feitas contra ele (Divulgação/CNN)

Naturalmente, o ex-presidente americano se declarou inocente durante a audiência, e nas redes sociais ele chamou uma eventual prisão de "surreal". 

Outros presidentes também foram acusados de crimes, como o democrata Bill Clinton, acusado de ter um caso extraconjugal com a jovem Monica Lewinsky e de corrupção (caso Whitewater). 

Mesmo com todas essas acusações, não se pode dizer que Trump esteja morto politicamente e os republicanos não tenham representantes fortes para enfrentar os democratas na eleição presidencial do ano que vem. Ron DeSanctis, governador da Flórida, pode tomar o lugar de Trump caso ele for realmente preso. O ex-vice presidente Mike Pence e o ex-secretário de Estado Mike Pompeo também estão cotados. Há muito descontentamento com o governo democrata de Joe Biden, cujo índice de aprovação é de 42%, e já foi ainda menor por causa da inflação e juros altos, e a falta de confiança dos americanos na liderança do democrata para conduzir a política externa, diante das ameaças representadas pela China e pela Rússia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário