quinta-feira, 8 de maio de 2025

Iam habemus papam

Depois de um dos conclaves mais rápidos da História, os cardeais já elegeram um papa, o americano Robert Prevost, considerado um nome pouco cotado pela mídia, mas próximo do falecido papa Francisco. Recebeu a maioria (mais de dois terços) dos votos após quatro escrutínios, um processo bastante breve. Quando houve a fumaça branca, houve comemoração de milhares a acompanhar a votação próximos à Basílica de São Pedro, e muitos outros fora do Vaticano. 

A fumaça branca saiu por volta das 18h no horário de Roma (Vatican News)

Será um pontificado potencialmente longo, pois Prevost, agora o papa Leão XIV em homenagem ao grande Leão XIII (1810-1903), está com 70 anos incompletos e aparenta não ter nenhum problema de saúde. Não chega a ser tão novo quanto foi São João Paulo II, eleito aos 58 anos após um conclave também bastante rápido (2 dias). 

O novo papa foi nomeado cardeal apenas dois anos antes, em 2023. Até 2014, era sacerdote e missionário agostiniano em Chicago, indo para o Peru, na América do Sul, vizinho do nosso país, em 1985. Tornou-se dirigente do seminário agostiniano em Trujillo. Quando o papa já era Francisco, ele se tornou bispo em Chiclayo, e a partir daí passou a acumular mais responsabilidades, como membro da Congregação para o Clero e presidente da Comissão para a Educação e Cultura, e entrou no radar de Francisco, para ser prefeito do Dicastério para os Bispos, aproximando-se da Cúria romana antes de se tornar cardeal e membro da Cúria. Ficou apenas dois anos no cargo, até a surpreendente eleição. 

Durante o tempo de episcopado, ele adquiriu a cidadania peruana. Logo, além de ser o primeiro americano no trono de São Pedro, é também o primeiro peruano. 

No entanto, ele continua a ser um filho da América, acompanhava a política e, considerado progressista, como Francisco, defensor da responsabilidade humana sobre as questões ambientais e crítico das políticas migratórias durante os dois mandatos de Donald Trump, e também tinha como alvos os aliados de seu compatriota. Porém, o presidente americano foi um dos primeiros a se manifestar sobre o resultado do conclave, e disse querer se reunir com Leão XIV. 

Selo comemorativo do novo papa Leão XIV (Santuário do Pai das Misericórdias/Canção Nova)

Este dia 8 de maio de 2025 já entrou para a História, marcando um novo pontificado. Ainda é cedo para afirmar sobre os rumos da Igreja Católica, mas a promessa é de continuidade da obra de Francisco. Pode-se esperar alguma de mudança de rumos, no entanto, de acordo com os acontecimentos neste ano, em meio ao crescimento das tensões no mundo, onde todos estão ouvindo falar de "guerras e rumores de guerras" (Mateus 24:6). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário