sexta-feira, 6 de junho de 2025

A Puma ainda vive

Este blog não se refere ao felino, e nem à marca alemã de material esportivo, mas à velha montadora de carros especiais do Brasil. 

A marca da fera estremecia muito marmanjo na segunda metade do século XX, mas não por medo

Ela fazia os lendários Puma GT e GTB, respectivamente o "Puminha" com motor de Fusca e o "Pumão", este último uma verdadeira fera com motor do Opala 6 cilindros. Eles tinham como características as carrocerias aerodinâmicas em fibra de vidro, inspiradas nos modelos europeus. O processo era artesanal, garantindo exclusividade, mas também o preço era bastante alto. Com a liberação das importações, em 1990, a empresa perdeu terreno e foi obrigada a fechar as portas. 

Com novos donos e razão social diferente, de "Puma Veículos e Motores Ltda." (depois, "Puma Indústria de Veículos S/A") para "Puma Automóveis Ltda.", a empresa há tempos planejava lançar um carro novo, o GT Lumimari, nome escolhido para homenagear os quatro fundadores, Luís Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mario César de Camargo Filho e Rico Malzoni. Só conseguiu fazer o lançamento em 2022, mas venderam apenas dez unidades. Depois, a marca sumiu do mercado. 

O carro teria um motor de 180 cv e 25 kgfm de torque, posicionado na parte traseira, mesclando características dos antigos Pumas, e com equipamentos contemporâneos como ABS, controle de tração e central multimídia. Não é possível verificar a verdade dessas informações, pois ninguém viu um nas ruas. 

A aparência do GT Lumimari lembrava o velho Puminha, mas isso a propaganda mostra. Não as ruas (Divulgação/Puma Automóveis Ltda.)

Todavia, novos rumores sobre a produção de um novo Puma GT surgiram, e ele teria dois motores, um "flex" e outro elétrico, como o Lecar 459, outro carro prometido para lançamento, mas cuja demora em dar as caras, ou melhor, a sua "frenteira" (como diria o influenciador Lucas Torres, do canal Carro Chefe), gera uma ou outra piada nas redes sociais. É possível ver novidades nesse sentido, caso as condições econômicas do Brasil (e da Puma Automóveis) permitirem. Ou se a humanidade sobreviver até o fim deste ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário