terça-feira, 4 de novembro de 2025

Outra vez com esse papo

 Retomaram os projetos para trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro, algo que consumiu milhões de reais sem ser efetivamente implantado, para - dizem - ficar pronto antes da Copa do Mundo de 2014.

Não construíram um metro de trilhos sequer, mas já contribuiu para o descalabro financeiro provocado pelos eventos esportivos no Brasil, tanto a "Copa da Vergonha" quanto as Olimpíadas no Rio. Quem sonhou com o "trem bala", como ficou conhecido, precisou cair das nuvens. 

Os (raros) que ainda nutrem tais esperanças não devem contar com mais um projeto de trem de alta velocidade, "previsto" para ser construído em 2027 e terminado em 2032, ligando não só São Paulo e Rio, mas também Campinas. Quem acreditaria nisso? Pelo jeito, até alguns jornalistas do portal "O Antagonista", normalmente críticos impiedosos do governo federal, um dos interessados no projeto. 

Um trem de alta velocidade, com o existente no Japão, o shinkansen (Divulgação)


No entanto, o governo paulista está dando prosseguimento à implementação do Trem Intercidades, este mais viável, embora também não vá ficar totalmente pronto antes de 2032. Este projeto prevê a ligação entre São Paulo e Campinas, e também entre Sorocaba e São José dos Campos passando pela capital, com trens de média velocidade (em torno de 130 km/h), com agilidade suficiente para impor vantagem ao transporte rodoviário, com os congestionamentos rotineiros nas estradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário