quarta-feira, 12 de novembro de 2025

O que ocorre hoje com a Kodak?

 A Kodak era uma líder no antigo mercado de câmeras fotográficas, sendo quase um sinônimo por muitos anos. Com o advento da Internet e das câmeras digitais, esse mercado pereceu, causando uma decadência terrível para esta americana com o logotipo vermelho e amarelo. 

Ela morreu? Pois as empresas de marketplace chinesas mostram que não. Existem agora produtos com a marca Kodak sendo comercializados, mas nada de câmeras com filmes em acetato, e sim cartões de memória de celulares. De boa qualidade, por sinal. 

São todo tipo de mídia destinada não só a celulares, mas também a computadores, como HDs e SSDs externos de menor custo, destinados a usuários domésticos. Parece estranho, mas acontece que a empresa americana não fabrica pessoalmente esses dispositivos. Tudo é feito na China, com especificações básicas, destinado a concorrer com as dezenas de marcas tradicionais do país, como a Netac e a XRaydisk.

Mas a Kodak ainda existe? E ela não fabrica máquinas fotográficas? Como assim, SSDs da marca? (Divulgação)

Trata-se apenas de uma licença de uso da marca, pois a empresa ainda continua a fabricar seus filmes fotográficos, além de produtos para impressão e ingredientes farmacêuticos ativos (API) para a indústria química. No ano passado, ela registrou lucro líquido de US$ 78 milhões, sendo importante para a recuperação financeira, após quase falir em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário