quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Brasil pode ficar ligeiramente maior

Um lugarejo no extremo nordeste do Peru ameaça se juntar ao Brasil caso o governo do país andino não resolva os terríveis problemas pelos quais passam. 

Bellavista Callarú, cidade habitada principalmente por índios Tikuna, é assolada pela criminalidade, graças ao narcotráfico e ao uso de assassinos de aluguel, movimentados pelo crime organizado. Este pequeno ponto na Amazônia fica junto à fronteira com o estado do Amazonas. 

Além disso, as escolas funcionam em instalações precárias e os postos de saúde frequentemente estão mal equipados, forçando as comunidades a atravessaram a fronteira para conseguirem algum atendimento. 

Desesperados, eles lançaram um ultimato ao governo da presidente José Jeri para a criação de um distrito próprio para Bellavista Callarú, na esperanç de conseguirem melhorias. Caso isso não for feito em 30 dias, eles poderão solicitar a anexação ao Brasil. Na prática, isso aumentaria a já vasta área do território brasileiro em alguns quilômetros quadrados. 

Localização de Bellavista Callarú no Peru, próximo à Colômbia e Brasil (Google Maps)

Bellavista Callarú fica no distrito de Yawarí, na fronteira com Colômbia e Brasil (Divulgação)



Enquanto isso, nossas autoridades insistem em apequenar o Brasil ao não permitirem a investigação do caso do Banco Master, não enquadrarem o STF a cumprir estritamente a sua função de guardiã da Constituição (e a adoção de um código de ética faria parte disso) e não um Poder Moderador, e também favorecerem as condições para manter a taxa de juros básica alta, mantida em 15% por decisão do Banco Central, afetando não só as outras taxas (como as de empréstimos bancários e atrasos no pagamento de faturas no cartão de crédito) como também a dívida pública brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário