quarta-feira, 31 de março de 2010

A maior mentira já contada na História do Brasil!

Diz a história oficial que a Revolução (COISA NENHUMA! Foi um golpe!) de 1964 foi feita no dia 31 de março. Porém, as evidências dizem que a movimentação toda foi feita de madrugada. Ok, não precisa ser um gênio para adivinhar o que isso quer dizer.

O GOLPE MILITAR foi feito da madrugada do dia 31 para o dia 1. Ou seja, tecnicamente, esse atentado à democracia foi feito no dia PRIMEIRO DE ABRIL!

Primeiro de abril, dia da mentira. Há 46 anos os brasileiros foram enganados por um movimento que se dizia revolucionário e foi na verdade uma conspiração de militares e civis que depõs um governo eleito democraticamente.

Disseram que João Goulart, o presidente deposto, queria formar um governo anarco-sindicalista (que diabos é isso?). Os mais crédulos diziam que Goulart era comunista. Jango, como era conhecido, não era nem uma coisa nem outra. Podia ser um caudilho incompetente e despreparado para governar, influenciado pelas idéias de Getúlio Vargas e crente no papel de um Estado forte - leia-se inchado - e paternalista. Mas Jango era um grande proprietário de terras, e entendia tanto de comunismo quanto um sapateiro entende de pintura.

Disseram que era uma "Revolução Redentora", para purgar o Brasil do comunismo. Ou seja, mais um daqueles papos salvacionistas para justificar um ato de lesa-pátria! E o que essa Revolução 'redentora' nos trouxe?

21 anos de ditadura, censura, atos institucionais, tortura!

Continuaram a mentir para o Brasil durante todo esse tempo. E o embuste continuava. Disseram que logo depois da tal "Revolução" a ordem constitucional seria restaurada. Isso foi no governo do marechal Castelo Branco, um moderado. Enquanto isso, inventaram os "atos institucionais", verdadeiros atos anti-democráticos. Quem apostou na volta da ordem, como o ex-conspirador Carlos Lacerda, então governador do estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro) e um dos arautos civis do golpe de 1964, quebrou a cara. E acabou na lista negra dos inimigos do regime.

Para piorar, em 1967 o general Costa e Silva tomou o poder e com ele os militares chamados de "linha dura". Junto com os políticos que não foram cassados (aqueles que não representavam perigo ao regime, o que excluía gente como Juscelino Kubitscheck, Mário Covas, Leonel Brizola, Jânio Quadros e, é claro, Jango), criaram uma Constituição de fachada, que tentava justificar a arbitrariedade e o quinto ato institucional, chamado de AI-5, que sepultou de vez a liberdade no nosso país.

Ah, mas disseram que o regime trouxe de volta a ordem. Vieram as passeatas de estudantes (1968), a guerrilha (que organizou sequestros e atos terroristas pelo Brasil), e a saída em massa de intelectuais e artistas que não aceitavam a falta de liberdade. Para justificar a morte de quem ficava nas mãos dos órgãos de repressão, como o DOPS e o DOI-CODI, inventaram outras lorotas. O caso Vladimir Herzog (1975) foi um exemplo disso.

Este homem se matou, disseram os lacaios do regime...


Eles tentavam negar a prática da tortura. Mas nunca os carrascos foram tão requisitados, desde a época de D. Pedro I.

E disseram também que no regime militar não havia corrupção. Era uma mentira jocosa, sem dúvida. Mas quem ria eram os corruptos, que eram acobertados pelo regime. E não se podia apurar nada, porque os jornais estavam sob censura.

O regime mentia até para o seu maior aliado, que apoiou ostensivamente o golpe: o governo americano. Os EUA acreditavam, ou fingiam acreditar, nos contos de Brasília, tudo porque era o clima da Guerra Fria, e a União Soviética era o grande inimigo. Disseram que o Brasil era um ótimo lugar para se investir, apesar das distorções na economia, ineficiente, pouco competitiva e infestada de empresas estatais. Alguém se lembra da Cobal e da Telebrás? Eram dessa época!

Por falar em economia, no governo do general Médici inventaram a história do "Milagre Econômico", com grandes obras para fomentar o desenvolvimento do Brasil. Para dar terras, falaram da colonização da Amazônia (e foi aí que o desmatamento explodiu no país), e criaram a Rodovia Transamazônica, um atoleiro que "liga o nada a lugar nenhum". Criaram estatais, já citadas acima, para dar apoio às indústrias de base e aprimorar as telecomunicações, e o efeito colateral foi a criação de "cabides de emprego" e o aumento da burocracia. Também foi inventada a chamada "correção monetária", para gente que tinha conta em banco, o que, na época, excluía boa parte da população, que sofria com índices de inflação de pelo menos 30% ao ano (e que explodiria nos anos finais). Esse tal "milagre" aumentou a concentração de renda e fez crescer ainda mais as favelas... que milagre é esse??!!

E com este mesmo "papo", durante o governo do general Geisel, criou-se o Programa Nuclear Brasileiro, o "pai" das usinas em Angra dos Reis, geradoras mais de preocupações com acidentes nucleares do que de energia elétrica. Isso quando falou-se de uma abertura "lenta, gradual e segura", com a volta dos exilados políticos e o fim do AI-5. Mas continuaram o lero-lero sobre a "Revolução Redentora".

O regime militar terminou com o governo do general Figueiredo, e aí se verificaram as consequências de tanta mentira. O "milagre econômico" se converteu na hiperinflação. A "oitava economia do mundo", como diziam, se tornou a mais endividada do mundo. O "país do futuro", como os mandatários da época apregoavam e muitos papagueavam, mergulhou na carestia, na fome, nos escândalos políticos e econômicos de todo o tipo (escândalo da "mandioca", caso Delfim, Coroa-Brastel, etc., etc.). O governo tentou acobertar os escândalos e a mídia, mesmo censurada, tentou desvendar.

Em suma, toda essa aventura criou um país endividado, injusto, com medo de reivindicar direitos, e tolerante com a corrupção política. Estas são as sequelas da maior mentira contada num dia primeiro de abril.

terça-feira, 30 de março de 2010

Ô coelho ladrão!

Não vale a pena gastar dinheiro em ovos de Páscoa, a não ser que você queira MESMO presentear alguém, principalmente seu filho ou seu sobrinho.

Veja a diferença de preços entre os ovos e os chocolates originais. Nem é preciso pensar muito. Clique na figura para ampliar.


Vi isto no blog Coma com os Olhos, um espaço bem divertido que analisa os diversos tipos de porcaritos e outras comidas industrializadas ou servidas pelas grandes redes de fast-food.

ALELUIA!

Finalmente terminou a décima edição do Big Brother Brasil, uma das coisas mais questionáveis inventadas pela inteligentsia televisiva.

De um reality show inspirado no livro 1984, de George Orwell, e batizado com o principal personagem, o poderoso Big Brother que tudo via e era a personificação dos regimes totalitários, virou um caça-níqueis descarado em vários países do mundo, principalmente no Brasil.

A Rede Globo comprou a idéia em 2002, ano das duas primeiras edições, que despertaram muito interesse, pois tinha gosto de novidade. Quem não assistiu as peripécias dos participantes do primeiro BBB, principalmente do vencedor, o Kleber Bambam? Na época, a Marisa Orth também apresentava o programa. A partir do ano seguinte, só o Pedro Bial apresentava para comandar a balbúrdia.

Vendo que o lixo cultural dava dinheiro, a emissora do "plim-plim" resolveu mantê-lo, assinando contratos para exibir a versão brasileira todo início do ano. A TV paga passou a explorar o filão, para conquistar os voyeurs mais endinheirados (e ainda mais imbecis).

Não é o pior programa que a televisão brasileira já exibiu, pois existem muitos piores, e cujos nomes nem merecem ser citados. Porém, já recebeu vários apelidos, como Big Bobagem Brasil, Big Besteira Brasil, e outros. É mais conhecido pela alcunha abaixo, bastante merecida, aliás:


E chegou o grande dia, 30 de março. O BBB10 vai terminar, e boa parte do Brasil vai ficar na espectativa e votando no(a) seu(ua) candidato(a) preferido(a). Agora só restam três sub-celebridades: Cadu, Fernanda e o polêmico Dourado (que já participou de outra - esquecida - edição, a quarta, onde ele saiu de mãos abanando).

Seja quem for o vencedor, teremos uma certeza: o Big Brother Brasil 11 virá no começo de 2011, para a alegria da Globo, deleite dos babões (e bobões) que torram dinheiro em telefonemas para eliminar gente mais lesada ainda, e tristeza de uma minoria que luta quixotescamente contra o obscurantismo cultural na televisão brasileira.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre melhorar o mundo

Muito se fala sobre um desenvolvimento sustentável. Mas existem dois sérios obstáculos: a injustiça social e a superpopulação.

Não pode haver verdadeiro desenvolvimento com a permanência da miséria entre os países. No Brasil, a grande maioria vive com grande dificuldade, em favelas, cortiços e outras construções precárias. Isso sem falar na enorme dificuldade de ascensão social devido à precariedade da nossa educação. Sem boas escolas, não há possibilidade de qualificação suficiente para se ganhar bons salários, e a pessoa estará condenada às doenças, à ignorância, à violência.

Outro problema sério é a superpopulação, que forma um círculo vicioso com a miséria: os mais pobres e ignorantes, por desconhecerem o planejamento familiar e temerosos de ficar sem descendência, ainda fazem muitos filhos por casal. As famílias mais pobres não querem esperar a indispensável formação das crianças e as colocam para trabalhar, muitas vezes sacrificando o ensino. Com isso, perpetuam o ciclo de miséria e se tornam um ônus para o resto da sociedade, porque uma familia grande consome muitos recursos, mesmo sendo pobre. E é grande a chance de estarem vivendo à beira de rios e outros cursos d'água, agravando o problema da poluição e ameaçando o abastecimento de água.

Soluções para isso? A curto prazo, nada de viável. Não existem alternativas, a não ser:
a) a guerra civil;
b) a limpeza étnica (eufemismo para GENOCÍDIO) por governos de força (outro eufemismo, desta vez para TIRANIAS);
c) dificultar ainda mais o acesso aos recursos médicos para a maioria da população e deixá-la à mercê das epidemias.

Somos mais de 7 bilhões de pessoas, a exaurir os recursos naturais. Se continuarmos crescendo ao ritmo atual, não haverá como alimentar a todos (já existem sérias dificuldades neste momento, é só ver a situação em boa parte da África, do sudeste da Ásia, de alguns países da Oceania e do Haiti). Combustíveis fósseis não durarão para sempre, e poderão esgotar-se. A poluição do ar e da água não vai diminuir, muito pelo contrário. Isso pressionará muito as populações, e aquelas situações acima, atualmente catastrofistas (a não ser em alguns países paupérrimos como Serra Leoa ou Somália), poderão se tornar perigosamente cogitáveis.

Todos nós gostaríamos de um mundo melhor, mas no momento isso é impraticável. A humanidade vai apanhar muito até conseguir melhorar o mundo, talvez até se sujeitar a uma terceira guerra mundial, algo ainda extremamente plausível, infelizmente. Uma realidade mais justa para todos não é possível em um mês, um ano ou uma década, e não será com promessas vazias de políticos ou sonhos impossíveis de cumprir (formulados por grupos pouco afeitos a um pensamento mais realista, como os ambientalistas radicais e boa parte dos socialistas e anarquistas) que isso irá acontecer.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ah, se fosse há dez anos atrás...

... quem inventasse uma história dessas seria colocado numa camisa de força. Seria considerado como um louco irrecuperável. Mas é a pura verdade, como pode ser lido aqui.

Um ex-agente da KGB comprou um jornal inglês, o The Independent, gastando apenas UMA libra esterlina.

Isso mesmo. Uma mísera libra esterlina, o equivalente a R$ 2,60, como valor simbólico pela compra do jornal.

Alexander Lebedev, além de ter esse passado de arrepiar os cabelos dos ocidentais, ainda é bilionário. Sua fortuna está avaliada em cerca de US$ 3,3 bilhões, e é dono de outros jornais e revistas, como o Novaya Gazeta, de Moscou.

Como já disse Shakespeare, por meio do Rei Lear: "When we are born we cry that we are come to this great stage of fools!" (Quando nascemos, choramos por virmos a este grande palco de loucos!)

Esportes e bandalheira


O gesto de Ronaldo na saída do estádio Arena Barueri foi mais um exemplo da noção de ética e comportamento social que certos jogadores de futebol têm.

A imagem mostrada no portal Uol mostra bem isso. Não precisa de comentários.

Ronaldo engrossa a lista negra das celebridades que, profissionalmente, são jogadores de futebol e, na verdade, são troublemakers. Além dele, Adriano e Wagner Love deram o que falar ao serem acusados de ajudar traficantes. Eles já viveram no morro, mas daí a serem cúmplices de bandidos, é outra história. Faltam provas concretas para confirmar o fato, mas só os indícios e a repercussão na mídia mancham a imagem dos dois perante o Brasil e mesmo o mundo.

Os três são acusados de abusar das noitadas. Para o futebol, isso pouco importa, se eles sabem o que fazer no campo. É normal jogador de futebol ou qualquer outra pessoa varar as noites de vez em quando. O que não pode é ofender a torcida com gestos obscenos ou favorecer o tráfico de drogas e seu potencial para destruir pessoas no mundo inteiro.

Como mostra a imprensa, não só no Brasil mas no resto do mundo esportistas estão soltando seus "instintos mais primitivos". Na Inglaterra, Wayne Bridge e John Terry são protagonistas de escândalo sexual envolvendo a ex-namorada de Bridge, e Terry teria feito relações sexuais com ela (algo que não teria grande repercussão no Brasil, diga-se). Nos EUA, o golfista Tiger Woods é acusado de compulsão sexual ao manter vários casos extraconjugais, e se envolveu até num acidente de carro.

Nenhum deles pode se queixar da vida. Afinal, eles ganham, e muito bem, como profissionais renomados que são. O problema parece ser exatamente esse: o deslumbramento e a sensação de poder proporcionada pelo dinheiro. Com isso, a expressão Mens sana in corpore sano divulgada como máxima no esporte é apenas um punhado de palavras em latim.

Estes assuntos rendem desde debates sobre a degeneração dos esportes, mais show business do que qualquer outra coisa, até a psicologia humana (sim, Freud explica!). Uma coisa é certa: esporte faz bem para a saúde - desde que se tenha juízo.

terça-feira, 23 de março de 2010

São Paulo ameaçada

A Linha 4 está demorando demais a ficar pronta. E não adianta o pessoal do Metrô responsabilizar as chuvas ou o buraco no metrô em Pinheiros, ou qualquer outra desculpa esfarrapada para tentar justificar o injustificável.

Já escrevi em post anterior que a expansão está indo a passos lentos, mas firmes. Agora não tenho tanta certeza, dada a lentidão para entregar as primeiras estações da linha 4 (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) e as novas estações da linha 2 (Tamanduateí e Vila Prudente).

Do jeito que está, não conseguirão entregar a tempo a estação São Paulo-Morumbi, prometida para antes de 2014. Se fizerem isso, corre-se o risco de fazer uma obra de fancaria, daquelas de escandalizar qualquer estrangeiro.

Não conseguiram nem licitar as obras da linha 6 (Brasilândia-São Joaquim) ou a linha que ligaria o Aeroporto de Congonhas ao metrô São Judas.

Será que a verba destinada ao metrô está tão escassa? Ou alguém está interessado em fazer política rasteira em nossa cidade? Aqui não! São Paulo merece respeito e seus moradores não podem ser tratados como débeis mentais ou seres inferiores.

Já escrevi e repito: o metrô é a única solução para um transporte público decente. Sem ele, corre-se o risco de termos uma crise no setor sem precedentes na cidade. Congestionamentos, já tão imensos, podem se tornar uma catástrofe. São Paulo corre o sério risco de ser uma cidade inabitável.

segunda-feira, 22 de março de 2010

22/03/2010

Sim. Dia 22 é o dia mundial da água. Um dia especial para refletir sobre o uso deste bem tão precioso, mas ainda tão desvalorizado.

É também o dia do julgamento dos Nardoni, um verdadeiro duelo entre advogados, para quem quer seguir a carreira jurídica: a acusação diz ter encontrado provas para incriminar Alexandre Nardoni e sua mulher, acusados de matar a menina Isabela; já a defesa tenta convencer os jurados que as provas não existem.

Ambos os casos são emblemáticos para se tentar construir um planeta mais harmonioso e sustentável.

O uso mais racional da água, contra os desperdícios e a idéia surrada - e arraigada no nosso meio - de tratar os rios como se fossem depósitos de lixo e esgoto, é um diferencial para se manter a humanidade e não condená-la a um futuro dos conflitos, das epidemias, do morticínio.

Da mesma forma, uma sociedade que se preze tem de tratar melhor as nossas crianças e ter uma Justiça eficiente, que garanta o pressuposto democrático da igualdade jurídica, apregoada há três séculos e ainda não vigente no Brasil. Sem condições para manter o bem estar e a formação infanto-juvenil, o futuro de um país será, no mínimo, incerto. Também será igualmente ruim o futuro de países com justiça lenta, ineficiente, burocrática e mais rigorosa com aqueles que não podem pagar bons advogados.

Este dia precisa ficar na memória de cada um de nós, brasileiros.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias do 'The Times'

O nosso presidente em discurso na ONU (foto de 2007)

O jornal britânico The Times diz que Lula não está querendo um novo mandato, nem em 2010, tampouco em 2014.

Ele quer ser o secretário-geral da ONU, substituindo o coreano Ban Ki-Moon.

Na certa não vai repetir os velhos bordões da presidência, como "Companheiros", "Nunca antes neste país" ou "Eu não sabia!". Ele não vai se dirigir a membros do PT, nem (apenas) aos brasileiros, e não poderia alegar ignorância quando, por exemplo, o Irã ou a Coréia do Norte ameaçarem explodir seus inimigos com mísseis atômicos.

Porém, já é possível imaginar como seria o nosso presidente como líder da ONU:

- vai chamar a Venezuela de 'democracia';

- pretende legitimar as atitudes de nações anti-americanas alegando correção de injustiças históricas;

- vai afagar os palestinos e criticar à vontade os israelenses, como fez na tão histórica quanto polêmica e desastrada visita ao Oriente Médio; na certa vai querer sanções duras contra o Estado hebreu contra os 'palestinos oprimidos' e tentar justificar os atos do Hamas;

- será contrário a tudo o que o governo brasileiro irá fazer contra o MST e o PT;

- irá sugerir a implantação do Bolsa Família a todos os países pobres do mundo, de Serra Leoa ao Haiti;

- vai dar ouvidos mais à China do que aos Estados Unidos;

- irá fazer suas famosas metáforas e outras mostras de sua incontinência verbal e fanatismo pelo Corínthians;

- tomará umas e outras, provando de tudo que é bebida (se bobear, até absinto, a 'fada verde' dos poetas malditos do séc. XIX) e fazendo a alegria do Larry Rohter (do The New York Times) e de todos os detratores da ONU.

Parece piada? E é! De mau gosto! Coisa para acreditar apenas quando o fato estiver consumado. Caso contrário, é para rir (para não chorar).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Da série 'Lista de blogs interessantes', parte 5

OK, ao invés de falar da cassação (não definitiva) do José Roberto Arruda ou das venturas e desventuras do Lula no Oriente Médio, vou anotar aqui mais cinco blogs, de temática variada.

1. Notícias Automotivas (http://www.noticiasautomotivas.com.br), blog que fala sobre carros, uma paixão assim como futebol e mulher aqui no Brasil.

2. Igaum (http://igaum.com.br/), que fala sobre o Japão e tudo o que se refere aos costumes orientais.

3. Mentirinhas (http://mentirinhas.com.br/), mais um blog que mostra tiras, esta do meu xará, o Fábio Coala.

4. O Buteco da Net (http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/), um dos mais conhecidos representantes do Nordeste na blogosfera; fala sobre tudo, principalmente humor.

5. Blog Brasil (http://www.blogbrasil.com.br/), cujo visual não é dos mais agradáveis, mas possui uma ampla variedade de notícias e informações relevantes.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O samba do presidente

Lula visita Israel e se encontra com o presidente Shimon Peres

Nosso presidente anda se desdobrando para tentar vender a imagem de mediador justo em questões internacionais.

Porém, as suas tentativas não convencem muita gente. Isso tudo porque ele é visto como apoiador de regimes cruéis como o de Cuba, ditatoriais como o de Chavez e isolados como o do Irã. Ele comparou dissidentes cubanos em greve de fome a presos comuns, como se fossem bandidos e não militantes em prol de um regime mais justo na ilha de Fidel. Foi um dos apoiadores da entrada de Hugo Chávez no Mercosul e ainda diz que o regime dele é democrático, mesmo com todas as evidências em contrário. E o governo Ahmadnejad insiste em querer varrer Israel do mapa e faz testes de mísseis capazes de acertar o Estado hebreu.

Ele compensa isso visitando Israel. Sim, é a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro visita o país. O fato é altamente significativo, pois na visão de boa parte do mundo Israel oprime o povo palestino. O que é verdade, mas só em parte. Boa parte da militância palestina utiliza o terrorismo armado e mata civis inocentes, e Israel tem o direito e o dever de proteger seus cidadãos contra a violência.

A visita de um presidente brasileiro, e ainda mais alguém bastante receptivo a opiniões anti-israelenses e anti-americanas, e que apóia regimes de força com a máscara do comunismo, é um fato histórico que merece atenção. Mostra boa vontade do governo brasileiro em dialogar com o Estado hebreu e não só com os apoiadores dos palestinos, como o mundo árabe. Entretanto, isso não apaga a má impressão de um governo tentando se equilibrar diplomaticamente, apoiando gregos e troianos. Parece samba do crioulo doido.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco (1957-2010)

2010 está a caminho de ser um ano tão ruim, mas tão ruim, a ponto de ser comparado a 2001. Isso se não ficar pior do que aquele ano, quando o Osama derrubou o WTC de Nova York.

Não bastavam as tragédias naturais em Angra dos Reis, em São Luís do Paraitinga, no Haiti e no Chile. Também as tragédias causadas pela violência fazem vítimas em toda a parte.

No Brasil, é a crônica violência causada por policiais, grileiros, pistoleiros, políticos, e outras pessoas sem o menor compromisso com a lei e o direito alheio. Mas os maiores responsáveis, de forma direta, são mesmo os criminosos comuns. E eles derramaram o sangue de um dos maiores cartunistas do país, Glauco. Aparentemente drogados, os criminosos tentaram assaltar a casa do cartunista e, além de matá-lo, ainda balearam o filho, Raoni, que acabou morrendo num hospital de São Paulo, e feriram a mulher e a filha do artista.

Sim. É o mesmo Glauco das tiras da Folha de S. Paulo e autor de personagens inesquecíveis, como o Geraldão, a Dona Marta, o Doy Jorge, os Ozetês, o Zé Malária, o Casal Neuras, etc.




Tira do Zé do Apocalipse no site do Glauco (que continua no ar)

Um dos personagens mais de acordo com os nossos tempos é o Zé do Apocalipse, o profeta brasileiro do fim do mundo. Com o assassinato de Glauco, estamos cada vez mais acreditando nele. No apocalipse.


P.S.: O Blog Universo HQ faz uma ampla homenagem a Glauco, para demonstrar a enorme repercussão por acontecimento tão trágico. Clique aqui.

Repartindo o butim


A Câmara dos Deputados aprovou a distribuição polêmica dos recursos do chamado 'pré-sal', ou melhor, o petróleo que existe abaixo da camada de pré-sal submarina.

O projeto foi aprovado com a chamada 'emenda Ibsen', que divide igualmente a parte dos Estados e Municípios para todo o País e não só para os Estados produtores.

Como era esperado, o governo do Rio reagiu muito mal, e em conferência na PUC chegou a falar em 'linchamento' e ensaiou um choro teatral.

Não adiantou a oposição do governo ao projeto nem o lobby dos estados produtores. Se o Senado aprovar o projeto do jeito que está, não só o Rio de Janeiro mas o Espírito Santo, maiores produtores de petróleo na região do pré-sal, vão ser espoliados e sabe-se lá o que vai acontecer não só na economia mas também até nos indicadores sociais, inclusive a crônica violência que assola os dois estados.

Se por um lado o governo fluminense está sendo motivado mais pelo dinheiro do que pelo real desenvolvimento do Estado com os recursos do petróleo, a emenda Ibsen transforma a rapinagem local em bandalheira nacional.

E o brasileiro comum? Ninguém está pensando nos benefícios ao usuário dos produtos derivados de petróleo. Nem se toca no assunto do preço da gasolina.

Quem tem mais motivos para chorar, no fundo, nem é o governador do Rio, e sim o povo brasileiro.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Da série 'Lista de blogs interessantes', parte 4

Temos aqui mais cinco blogs de humor, para os momentos de vadia..., aliás, descontração. Alguns deveriam ter constado no post sobre os blogs de humor, em janeiro.

1. Caixa Pretta (http://caixapretta.com.br/), um dos mais conhecidos da blogosfera.

2. Ela tá de Xico (http://www.elatadexico.org/), um blog assumidamente ao estilo Treta e... não, obviamente não é feminino.

3. Gargalhando (http://www.gargalhando.com/), que usa descaradamente o Mutley (atenção Ted Turner! :-D), famoso pela sua risada sacana.

4. Malvadas (http://www.malvadas.org/), um trabalho de blogueira, mas com veneno a mais.

5. Capinaremos (http://capinaremos.com/). Como é que eu não coloquei este blog antes?

terça-feira, 9 de março de 2010

Você é que vai pagar!

O governo brasileiro foi autorizado a retaliar os EUA devido à prática desleal de conceder subsídios milionários a produtores de algodão, o que fere as regras da OMC.

Sem entrar na questão de que todos os países têm alguma culpa no cartório nisso, principalmente os países ricos, o Brasil vai taxar vários produtos americanos, de tecidos de algodão a carros, em uma lista de mais de 100 ítens, cujos critérios são bastante questionáveis. A lista inclui até remédios com paracetamol.

Devido a esta medida, vários produtos de origem americana vão ficar mais caros. Alguns produtos nem vão fazer tanto impacto, como os carros, muitos deles inacessíveis à maioria dos brasileiros e cujo estilo não agrada por aqui, mas a taxação de remédios e trigo (cereal mal produzido no Brasil) vai ser dolorosa no nosso bolso.

Mais um caso do povo sendo cobrado pela loucura dos governantes.

Da série 'Mondo Cane', parte 6

Mais uma da série... aff! Quando isso terá fim?

E ainda por cima são dois casos, ambos no Brasil, um país potencialmente rico em notícias absurdas.

Em Águas de Lindóia a simples ameaça do Ministério Público em extinguir uma das vagas para vereador causou um rififi que envolveu até o ex-prefeito! A Câmara de Vereadores, um dos pilares da democracia, virou mais uma briga de gangues de rua dentro de um prostíbulo. Onde está a dignidade? Isso é dar mais pretexto para os defensores de ditaduras e outros regimes inaceitáveis no século XXI.

Veja o acontecido aqui.

Pior do que isso em termos humanos é um homem embriagado e sem habilitação invadir um parque em Carapicuíba e atropelar um homem e seu filho de 8 meses. Os dois correm risco de morrer, e o criminoso foi preso. Atropelamento na rua já é algo digno de notíciário policial, imagine num parque.

A estupidez humana parece não ter limites!

segunda-feira, 8 de março de 2010

And the Oscar goes to...


Esta é a famosa frase dita pelos anunciantes do prêmio mais famoso do cinema. Pelo menos até 2009, substituído neste ano por 'And the winner is...".

E desta vez Avatar, o filme mais visto em anos, repetiu a sina das ficções científicas e não ganhou o prêmio. Seu diretor, James Cameron, o mesmo de Titanic, não conseguiu repetir a proeza de converter indicações em prêmios, e também ficou sem a estatueta.

Quem ganhou, para aumentar a 'humilhação', foi sua ex-mulher, a estreante Kathryn Bigelow, primeira mulher a receber o Oscar de melhor direção. Seu filme, Guerra ao Terror, um psicodrama que mostra os horrores da guerra no Iraque, também desbancou não só Avatar como o também cotado Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. Coincidentemente, Bigelow ganhou os principais prêmios às vésperas do Dia Internacional da Mulher.

Bastardos, Amor Sem Escalas e Distrito 9 eram cotados para ganhar estatuetas douradas, mas decepcionaram. Os dois últimos ficaram sem nada.

Jeff Bridges ganhou o prêmio de melhor ator ao interpretar mais um papel de desajustado social, e os jurados do Oscar adoram um papel assim. Em Crazy Heart, ele interpretou um cantor alcoólatra.

Sandra Bullock já havia ganho um prêmio neste ano, o de PIOR atriz por sua atuação em Maluca Paixão. No dia seguinte, foi à cerimônia do Oscar para ganhar o prêmio de MELHOR atriz por Um Sonho Possível, no qual fez uma mulher rica que ajuda um menino pobre a se tornar um jogador de futebol americano.

O prêmio de melhor atriz coadjuvante foi para Mo'nique, em Preciosa. O melhor ator coadjuvante foi Christopher Waltz, de Bastardos Inglórios.

Já o prêmio de melhor filme estrangeiro foi para um argentino, El Secreto de Sus Ojos. É a segunda vez que um filme de nuestros contigüos fatura o homenzinho careca, enquanto os brasileiros até agora ficam na secura, morrendo de inveja. É bom que se diga: eles mereceram.

Outros prêmios podem ser vistos na lista completa de premiados:

Melhor Filme: "Guerra ao Terror" de Kathryn Bigelow, Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro

Melhor Direção: Kathryn Bigelow, "Guerra ao Terror"

Melhor Atriz: Sandra Bullock, "Um Sonho Possível"

Melhor atriz Coadjuvante: Mo'Nique, "Preciosa - Uma História de Esperança"

Melhor Ator: Jeff Bridges, "Coração Louco"

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, "Bastardos Inglórios"

Melhor Animação: "Up - Altas Aventuras" - Pete Docter

Melhor Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan José Campanella (Argentina)

Melhor Direção de Arte: "Avatar" - Rick Carter e Robert Stromberg (Direção de Arte); Kim Sinclair (Decoração do set)

Melhor Fotografia: "Avatar" - Mauro Fiore

Melhor Figurino: "The Young Victoria" - Sandy Powell

Melhor Montagem: "Guerra ao Terror" - Bob Murawski e Chris Innis

Melhor Maquiagem: "Star Trek" - Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow

Melhor Trilha Sonora: "Up - Altas Aventuras" - Michael Giacchino

Melhor Canção: "The Weary Kind", "Coração Louco" - Ryan Bingham e T Bone Burnett

Melhor Roteiro Original: "Guerra ao Terror" - Mark Boal

Melhor Roteiro Adaptado: "Preciosa - Uma História de Esperança" - Geoffrey Fletcher

Melhores Efeitos Visuais: "Avatar" - Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R. Jones

Melhor Edição de Som: "Guerra ao Terror" - Paul N.J. Ottosson

Melhor Mixagem de Som: "Guerra ao terror" - Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett

Melhor Documentário: "The Cove" - Louie Psihoyos e Fisher Stevens

Melhor Documentário em Curta-metragem: "Music by Prudence" - Roger Ross Williams e Elinor Burkett

Melhor Curta-metragem: "The New Tenants" - Joachim Back e Tivi Magnusson

Melhor Curta-metragem de Animação: "Logorama" - Nicolas Schmerkin

sexta-feira, 5 de março de 2010

Tumblr!

Escrevi a respeito de uma 'homenagem' à Turma da Mônica. Esqueci de citar que o blog referido pertencia ao Tumblr, um serviço da Internet.

A característica do Tumblr é fornecer a estrutura para qualquer um fazer seu próprio blog, assim como o Blogger. Como outros serviços, como o popularíssimo Twitter, o Tumblr não dá suporte a textos longos.

Outros blogs cujo título é "P**** fulano" ( XD ) também são vinculados ao Tumblr. A característica comum é fazerem chacota referências a pessoas famosas, como o cantor Felipe Dylon e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Algumas tiradas são realmente engraçadas, e outras nem tanto, mas o modo como esses blogs lidam com seus 'homenageados' rende muito interesse e são um caldo de cultura para muita polêmica. Também não faltam os populares termos empregados nas conversas bem informais...


Este é uma das observações mais 'suaves' do blog que fala do prefeito da nossa cidade. Clique aqui para ler na íntegra.

quinta-feira, 4 de março de 2010

A lista do TSE

O TSE prepara uma lista de candidatos com 'ficha suja', atendendo o clamor da opinião pública.

Com certeza, serão muitos nomes, inclusive aqueles acusados por corrupção política, lavagem de dinheiro, assassinato, e outros crimes. Também não vão faltar deputados e senadores bem conhecidos e divulgados pela imprensa.

Com certeza os deputados e senadores condenados pela Justiça terão um motivo a mais para se sentirem incomodados. É evidente: um político a que se atribui os mais diversos crimes e contra os quais foram reunidas provas, tem que ficar inelegível. Ainda mais: precisa ser preso, o que em geral não acontece, por habilidade de seus advogados bem pagos para defender o réu e pelos já conhecidos problemas na Justiça brasileira, inclusive a já arraigada desigualdade jurídica que permite aberrações como prisões por furto famélico.

Porém, é preciso tomar cuidado para não cometer injustiças. Não cabe descartar um nome apenas por acusações em primeira instância, sem provas concretas. Também não quer dizer que um político que não conste da lista seja idôneo, mas até prova em contrário ele é elegível.

A lista do TSE veio para tentar auxiliar o eleitor a votar em nomes decentes. Mas nada é perfeito. Bom senso e informação ainda continuam sendo as melhores armas para quem vai se dirigir às urnas.


Só faltava essa!

Já não bastava a Desciclopedia para maliciar a Turma da Mônica, um exemplo de candura e ingenuidade destinado a crianças pequenas e adultos saudosistas (que apreciavam aquelas histórias das décadas de 1970 e 1980).

Nem os internautas que sacaneam o conteúdo da Turma da Mônica Jovem, apontando todo tipo de tosquice no conteúdo da revista, em estilo mangá (sic) mas com a paginação ao estilo ocidental, coisa nunca vista nem em imitações de mangás.

Ou mesmo a polêmica envolvendo um personagem secundário gay da revista da Tina, a personagem adulta do Maurício de Souza.

Agora há um blog bem politicamente incorreto e cheio de palavrões dedicado a falar (mal) da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali... sobrando até para o Maurício de Souza.


Provável reação da Mônica ao ler o conteúdo do blog que 'homenageia' Maurício...

Não deixa de ser engraçado, mas o conteúdo é de uma elegância comparável ao Chovinista no chiqueiro. Para quem aprecia, clique aqui.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Da série 'Lista de blogs interessantes', parte 3

Segue mais uma lista de 5 blogs para serem consultados:

1. Blog do ônibus (http://www.onibus.blog.br/), um portal para avaliar a situação dos ônibus em São Paulo.

2. Em Dia com a Cidadania (http://www.emdiacomacidadania.com.br/), notícias sobre direitos e deveres do cidadão.

3. E Você com Isso? (http://mtv.uol.com.br/evocecomisso/blog), com um apanhado de textos interessantes para despertar o senso crítico no leitor.

4. Advogado de Defesa (http://blogs.estadao.com.br/advogado-de-defesa/), um blog de consulta obrigatória para o cidadão; Marcelo Moreira, do jornal Estadão, assina a maioria dos artigos.

5. Blog do Josias (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/), o espaço do jornalista Josias de Souza, da Folha.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Da série 'Mondo Cane', parte 5


Mais um post com o tema 'Mondo cane'. Ao que parece, não vai ser o último.

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, foi adotado um insólito livro didático por uma tradicional escola (cujo nome não foi revelado pela fonte), destinado para crianças de apenas 10 anos (por volta da quinta série).

O livro continha palavras pouco recomendáveis para a idade (aquelas que a finada Dercy Gonçalves não cansava de falar, para ser mais direto, termos como me***, po***. pu**, ca*****) e ofensas pesadas, como num trecho que chamava uma mulher de prostituta.

Trata-se de um trabalho que pode educar, sem dúvida. Porém, com sérios problemas colaterais para a convivência social das crianças. Afinal, agora pode nas escolas valer-se de palavras já familiares para crianças dessa idade, principalmente os meninos, mas que para boa parte das pessoas, inclusive de muitos pais, é algo escandaloso? Isso certamente renderá muita discussão.


Fonte: Folha.