terça-feira, 30 de novembro de 2010

Parece ironia

Quando, por aqui, a polícia fez muita gente correr, principalmente na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, o principal astro de "Corra que a Polícia Vem Aí"(*), Leslie Nielsen, morreu. 

Ele foi astro de comédias ao estilo besteirol, como Apertem os cintos, o piloto sumiu!, Todo Mundo em Pânico 3 e 4 e Mr. Magoo. Curiosamente, começou a carreira fazendo papéis de galã, em filmes como O Destino de Poseidon (1972). 

Foi o tenente Frank Deblin que o projetou internacionalmente. Não dá para não rir ao lembrar das primeiras cenas em que ele aparece, no primeiro Corra..., onde ele, sozinho, distribuía pancadas em vários líderes de países inimigos, revelava a cabeleira punk do aiatolá Khomeini (então líder supremo do Irã) e a falsidade da mancha na testa do Gorbatchev (dirigente da extinta União Sovietica).

 O policial Frank Deblin em ação no filme Corra que a Polícia Vem Aí

Uma infeliz coincidência, entre o passamento de Nielsen e a ação policial (bem mais séria) na vida real, bem longe dos EUA.


P.S.: em outra infeliz coincidência, outro mestre da comédia foi morrer no dia 29, enquanto Nielsen se foi no dia 28: Mario Monicelli, o genial cineasta italiano de O Incrível Exército de Brancaleone, resolveu se jogar do quinto andar num hospital de Roma, desesperado com a notícia de que tinha câncer na próstata; uma vida longa (95 anos) de comédias que acabou em tragédia. 


(*)Na verdade, o título não é uma tradução literal, como muito se faz em filmes de Hollywood ou mesmo produções de outros países. Originalmente, o título é 'Naked Gun' (algo como 'arma descarregada', em tradução não literal).

sábado, 27 de novembro de 2010

Com o espírito do Coronel Nascimento

O Rio de Janeiro resolveu ajustar as contas definitivamente com a criminalidade e acabar com um de seus algozes, responsáveis pela destruição da imagem da cidade como "Maravilhosa". 

Durante décadas, governos nada fizeram para impedir que as comunidades mais pobres caíssem nas mãos de traficantes, e aos poucos eles foram se tornando os governantes de facto das favelas. 

Agora, em novembro de 2010, isto começou a mudar. Devido à necessidade de organizar de forma decente eventos esportivos como a Copa de 2014 (junto com várias outras capitais brasileiras) e as Olimpíadas de 2016, o governo do Rio, antes conhecido pela inépcia diante do problema, resolveu cumprir sua obrigação. Mandou a Polícia Militar e o Bope, a famigerada tropa de elite imortalizada no cinema, fazerem um trabalho sério na Vila Cruzeiro, e chamou a Marinha para dar apoio. A gota d'água foi a série de ataques envolvendo incêndio de carros e ônibus dias antes da operação. 

Literalmente, dois dias antes deste post, bandidos da Vila Cruzeiro foram postos para correr, e boa parte deles acabou se refugiando no Complexo do Alemão. A guerra contra o tráfico estendeu-se aí, o Exército e a Aeronáutica foram convocados para ajudar, e nada indica que vá parar por aí. Outras favelas estão apenas esperando para virarem palco dos conflitos. 

A Polícia pôde agir favorecida pelo enfraquecimento do tráfico nos últimos tempos, cuja influência foi diluída pelas milícias, grupos paramilitares que tomaram o poder tirânico em boa parte das favelas. Por falar nas milícias, elas também estão se preparando pois dificilmente escaparão de participar do drama.

Ainda é muito cedo para chegar a uma análise conclusiva, pois a guerra nos morros ainda não terminou e está muito longe disso. Espera-se que os conflitos não perdurem por muito tempo, para não haver risco de muitas mortes civis - o que mudaria fortemente a opinião pública, até agora favorável aos agentes da lei. 

Se essa operação fracassar, as consequências serão terríveis, para o Rio de Janeiro e para o Brasil, cuja reputação será fortemente abalada. Na pior das hipóteses, não haverá Copa no Brasil nem Olimpíadas. Não seria exatamente o 'Juízo Final', mas é como se alguém despertasse de um sonho com o disparo de um fuzil. Outro cenário possível é a consolidação do poder pelas milícias. Mais outro: o Rio se transformar em mais uma cidade assolada pelo terrorismo, como Bagdá ou Islamabad.

Por outro lado, caso tudo der certo, essa operação vai ser mais aplaudida do que os dois filmes 'Tropa de Elite'. Esta operação já foi apelidada de 'Tropa de Elite 3' ou 'Tropa de Elite 3D', só que sem o personagem Roberto Nascimento. Numa análise algo superficial, ele parece ter feito vários discípulos na força policial e no governo carioca, mas só os próximos dias vão confirmar ou desmentir essa impressão.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais uma do Tumblr!

Já comentei sobre o Tumblr, o serviço de blogs usado principalmente para fazer sátiras e/ou gozações à custa de algum assunto. Fiz a análise para o Tumblr para o Maurício de Souza e o nosso prefeito aqui da capital paulista, Gilberto Kassab. 

Confesso que às vezes leio esses blogs para diversão. Estes dois e mais o 'Sniper Serra', que espinafrou o candidato derrotado José Serra (e agora parece ter encerrado por falta de assunto). Mas o assunto agora é o Tumblr sobre o novo serviço de busca do Google. 

É este mesmo: o Street View. 

Esta nova ferramenta é muito importante para conhecer cidades sem sair de casa, ou então para verificar o lugar onde se deseja ir. Porém, tem lá seus inconvenientes, como mostrar pessoas em situações constrangedoras, como o do engenheiro de Belo Horizonte vomitando na rua (e foi chamado de 'cachaceiro' por causa disso). 

Sem comentários!

Esta e mais dezenas de fotos aparecem num blog do Tumblr chamado "Tô no Google Mãe!". Lá é possível ver cenas inacreditáveis, boa parte delas devido às falhas de edição do Google, e muitas pessoas 'pagando mico'. A coisa só muda quando quem consulta esse blog do Tumblr descobre que foi flagrado pelo Street View. Pelo menos eu não me achei lá (ainda). Hehehe!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

P.S. do post 'Lista de sites interessantes, Parte 1'

Lendo o blog 'English Experts.com.br', citado no post 'Lista de sites interessantes, Parte 1', descobri mais uma utilidade do Youtube. Enfim, o portal de vídeos pertencente ao Google não serve apenas para tirar sarro daquele desastrado que quebrou alguma coisa ou do infeliz que bebeu além da conta. Ou para relembrar trechos daquele programa ou comercial antigo, como já citei certa vez num post sobre a 'oitentolatria', isto é, a verdadeira adoração que certas pessoas tem pelos anos entre 1980 e 1989.

São vídeos do prof. Steve Ford, disponíveis para vários níveis (basic, peppy, pre-intermediate, intermediate, upper-intermediate e advanced). Peppy seria uma gíria (slang) para 'vivo', e os vídeos marcados com esta palavra são voltados para treinar o inglês oral. Os títulos dos vídeos são Learn english with Steve Ford. Existem vídeos voltados para os exames preparatórios, como o IELTS e o TOEFL.

378 anos

É a sentença do ginecologista cassado Roger Abdelmassih, acusado de crimes envolvendo 39 pacientes de sua clínica, além de manipulação genética. 

Como prevê a lei, ele pode recorrer da sentença. O ministro do STF Gilmar Mendes enviou um habeas-corpus para ele permanecer livre enquanto tenta se defender. Pode-se acusar Mendes de favorecer demais gente graúda como ele, Daniel Dantas e outros endinheirados, mas não de não aplicar a lei, que prevê ampla liberdade de defesa para o réu. 

Mesmo com uma pena tão elevada, isto é, caso ela se confirmar, ele não cumprirá nem um sexto dessa pena, devido aos benefícios previstos pela Constituição e pelo Código Penal. Além disso, logo ele completará 70 anos (o médico nasceu em 1943). 

Louve-se mais esta decisão da Justiça, mas não se pode esquecer dos vários outros casos de estupro e atentado violento ao pudor ainda impunes, muitas vezes por falta de denúncia por parte das vítimas, e também outros milhares de casos envolvendo gente como Abdelmassih: formação superior, rico, influente, autor de delitos e afrontas à lei e à sociedade brasileira.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O rato que ruge


Outra vez o governo norte-coreano mostra sinais de hostilidade e provocação contra os Estados Unidos e sua aliada Coréia do Sul. Desta vez, alegando violação do território marítimo por parte de militares sob ordens de Seul, o ditador da Coréia do Norte mandou abrir fogo contra a ilha de Yeonpyeong, matando duas pessoas e ferindo dezenas de outras. 

Devido à agressão e por considerar isso uma violação do armistício firmado em 1953 entre as duas partes de um só país (pois eles nunca assinaram a paz definitiva após a Guerra da Coréia), o governo sul-coreano ameaça com retaliação. Enquanto isso, Pyongyang continua com sua política hostil de fabricar artefatos nucleares, mesmo à custa da miséria de seu povo. 

Washington, Moscou e Pequim mostraram extrema preocupação, e não descartam a possibilidade da retomada da guerra iniciada em 1950, durante a famigerada Guerra Fria. O Japão, país muito próximo da península coreana, tem razões de sobra para temer um conflito. E as bolsas da Ásia, como era de se esperar, despencaram. 

Todas as alternativas para fazer calar o rato que ruge envolvem sanções severas contra o regime norte-coreano, com sérios efeitos colaterais, como o agravamento da miséria dos norte-coreanos, os maiores prejudicados pela tirania do sr. Kim Jong-Il. Diante de um governo desses, com temeridade e ousadia desproporcionais ao pequeno território da Coréia do Norte, pode-se esperar tudo, inclusive uma nova ofensiva militar dos americanos, cujas tropas ainda estão dentro de territórios como o Iraque e o Afeganistão. Só não se espera haver a pacificação da região, pelo menos a curto prazo. Provavelmente não enquanto o estranho homenzinho de cabeleira espetada estiver no governo de Pyongyang.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Da série 'Lista de sites interessantes', parte 1 - Para quem está aprendendo inglês

Vou modificar a série 'Lista de blogs' para 'Lista de sites', pois a Internet é um espaço muito vasto para ser explorado, do qual a blogosfera é uma parte quase miserável. 

Começo pelos sites voltados para o público que quer aprender inglês, o idioma universal da Internet e do business world. Sem dominar o idioma de Shakespeare e James Joyce torna-se cada vez mais difícil arranjar um emprego decente e perdem-se muitas oportunidades de obter boas informações, principalmente na ciência e na tecnologia. 

Temos aqui cinco aliados do estudante de inglês por aqui:

1.www.englishspeak.com, com uma lista de expressões usadas em inglês, além de lições on-line.

2.http://apaixonadosporidiomas.com.br, o blog oficial do CNA, um dos maiores cursos de inglês e espanhol do Brasil. No momento existem poucos posts, mas já é um bom começo para quem quer adquirir mais prática.

3. O portal www.administradores.com.br possui um post relacionado às 29 frases mais utilizadas no mundo dos negócios (clique aqui).

4. Um blog para quem estuda por conta própria é o www.englishexperts.com.br. Merece ser consultado. 

5.Este é para os iniciantes em inglês: o blog meuinglesonline.com.

Existem muitos outros sites, os quais vou abordar em outra oportunidade.

Para estudar inglês, é altamente recomendável estudar em boas escolas de idiomas e não economizar nos recursos disponíveis na Internet (como o Google Tradutor) e nem nos recursos fisicos, como dicionários de palavras e expressões idiomáticas. É também uma boa prática ler textos em inglês (é o que mais existe na rede), e ainda mais válido aprender na prática, por meio da convivência e intercâmbio com pessoas dos EUA, Inglaterra, Irlanda, Austrália ou qualquer outro país de língua inglesa.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dois casos de cartunistas

Assim como, em geral, blogs não são encarados como principal meio de sustento (existem exceções, mas eu faço parte da regra), fazer charges, ou aquelas caricaturas que aparecem nos jornais, nem sempre são encarados como profissão. 

Para muitos casos, fazer charges é uma atividade suplementar. A maioria dos chargistas publica seus trabalhos em jornais. Ora, a principal função de um jornal é abordar notícias para deixar seus leitores bem-informados. E quem compra o jornal em geral não está interessado em charges, mas em notícias. Uma charge é importante para abordar um assunto com bom humor e deve, sim, fazer parte de um jornal, mas está bem longe de estar na lista de prioridades de um dono desse fundamental setor da mídia. 

Temos talentos do desenho satírico como os participantes do site Chargeonline, cujo dono é o cartunista Mariano, do Rio. Nesse site existem os trabalhos de vários cartunistas que trabalham em diversos jornais do país. 

Dois deles fazem parte de um grupo que não faz do traço ligeiro e debochado seu principal ganha-pão. Eles são mais conhecidos em outras áreas. 
Um deles é Geraldo Fernandes, consultor empresarial que ministra palestras em vários cantos do país. Em suas charges, publicadas no jornal gaúcho O Nacional, ele assina como Geraldo Passofundo. Ele tem um site próprio (ver aqui). Eis algumas charges, cujo objetivo nem sempre é fazer rir. 

 Sobre as mamatas nacionais

O sentimento nacional diante da corrupção

O poder destruidor do crack

Já que estamos perto de 2011... (charge feita na virada do ano 2009 para o 2010)

Outro caso é o arquiteto Roque Sponholz, celebrizado pela visão amarga diante do governo Lula. No site dele há centenas de fotos e ilustrações de seus trabalhos, entre projetos arquitetônicos, charges e caricaturas de pessoas famosas. Abaixo, uma amostra da arte deste paranaense formado pela Universidade Federal do Paraná e cujas charges se encontram no Jornal da Manhã, da cidade de Ponta Grossa (o fato de ser citada em piadas de gays não está no contexto deste post). 





Esta é só uma amostra de pessoas com talentos em áreas aparentemente não correlatas, pois charges políticas, a rigor, pouco ou nada tem a ver com arquitetura ou consultoria empresarial.

domingo, 14 de novembro de 2010

Campeão aos 23 anos

Sebastian Vettel voltou a fazer a F-1 tocar o hino da Alemanha (uma das obras-primas do músico Joseph Haydn, composta em 1797 e só conhecida dos brasileiros na era Michael Schumacher, o maior vencedor da história da F-1).

Com 23 anos, é agora o campeão mais jovem dessa categoria bilionária. Lewis Hamilton também ganhou um campeonato aos 23 anos, em 2008, para desespero de Felipe Massa e dos brasileiros.


Os dois postulantes ao título. E Alonso (dir.) mais uma vez teve um alemão no caminho para tirar-lhe um título. 
Fernando Alonso queria o campeonato e estava na frente até a corrida passada, em Interlagos, quando arrancou o terceiro lugar, enquanto Vettel havia ganho em nossas plagas, mas ele cometeu erros quando foi para o pit stop em mau momento, ainda rodou na pista e não conseguiu ultrapassar o russo Vitaly Petrov, agora na lista negra do ferrarista. Como resultado, perdeu a chance de virar tricampeão, mesmo com a conhecida marmelada do GP da Alemanha. 

Por falar naquele GP, Felipe Massa, que deixou o espanhol passar quando liderava a corrida, acabou virando informalmente o "número 2 da Ferrari", e ficou em sexto. Nas outras corridas, não conseguiu ajudar Alonso, tarefa a cargo dos "escudeiros", e em 2011 terá de provar seu valor se não quiser continuar a virar alvo de piada.

Como Rubens Barrichello, o folclórico compatriota de Massa, um piloto experimentado mas decadente, promessa de talento nas pistas que se deteriorou desde os tempos do "número 2 da Ferrari" e auxiliar do agora rival Michael Schumacher, que voltou às pistas em 2010 para só passar vexame e ainda confirmar a fama de "Vigarista", por não abandonar as táticas desleais contra os adversários. 

Sebastian Vettel registrou seu nome na história e conseguiu, ainda por cima, melhorar a carcomida imagem da F-1 como um balcão de negócios. Isso não redime totalmente este negócio bilionário indigno de ser chamado de esporte. 

Vettel ganha banho de champagne de Hamilton (segundo) e Button (terceiro) (foto do portal iG).


P.S.: No mesmo dia, as meninas do vôlei tentaram pela terceira vez um campeonato no Mundial, e outra vez sucumbiram. Na primeira vez, em 1994, foram as cubanas. Em 2006 e neste ano, foram as russas. Nos dois casos da vitória russa, foi no tie-break, o quinto e último set. Era o último título que faltava, pois o maior deles - a medalha de ouro olímpica - foi conquistado em 2008. Se elas vencessem as russas, uma tarefa muito difícil para qualquer time, mereceriam um post próprio. Parabéns, de todo modo, às nossas vice-campeãs. E 2014, na Itália, vai ser tudo diferente.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sílvio Santos vem aí

O "homem do Baú" teve de colocar à disposição todo o seu patrimônio para cobrir os prejuízos do banco PanAmericano. Esta ajuda não deixou de repercutir, e muito mal, na imprensa. 

Lula e o Banco Central juram que só Sílvio Santos vai arcar com todo o estrago feito. Porém, a opinião pública não encampa essa idéia. Teme-se mais um caso como o dos bancos Econômico e Nacional, envolvendo uma instituição financeira não tão conhecida (porém, responsável por milhares de contas correntes e outros tantos de cartões de crédito).

Mais uma vez, é hora do Ministério Público e da Justiça agir, com o bom senso e o rigor exigidos em um caso dessa magnitude. O dono do SBT tem motivos de sobra para rir amarelo, e não só ele. Milhares de correntistas e milhões de contribuintes também não terão motivos para alegria.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem não é mais caso de educação

É um caso de polícia!

Onde já se viu, pelo segundo ano seguido, cometerem erros tão graves?

Em 2009, deixaram vazar o gabarito das provas antes delas terem sido aplicadas. O governo até tentou dar credibilidade à avaliação, refazendo as provas e fazendo uma campanha massiva com a participação do ator Wagner Moura. Já escrevi a respeito num post da época ('Ainda sobre o Enem', 14 de outubro de 2009).

Para 2010, os organizadores deram mais uma prova de aversão à competência, atentado à educação, descaso com a nação. 

Erros crassos de organização, gabaritos incorretos, enunciados que não têm nada a ver. E ainda querem convencer os estudantes de segundo grau da seriedade do Enem. A esta altura, nem uma criança da pré-escola vai levá-los à sério. 

Pior. Começo a desconfiar de má-fé, de tentativa deliberada de deseducar a população e ainda por cima arrancar mais dinheiro dos estudantes. O dinheiro arrecadado pelo Enem por meio das inscrições certamente não vai financiar a educação, assim como a CPMF não vai financiar a saúde. E tem gente que ainda acredita na boa fé deste governo (Oh sancta simplicitas!). 

O Enem já se tornou um caso para a Justiça resolver, e não o Ministério da Educação, cuja incompetência para resolver o problema ficou patente. Os responsáveis por tamanho descalabro precisam responder pelos seus atos. E duvido que eles sejam punidos, porque o governo, se não vai dar cobertura a esta empulhação, mais uma vez vai alegar "ignorância" no assunto. Pois estamos fadados a ser uma nação de ignorantes se continuarmos neste caminho.

Abaixo-assinado contra a aberração tributária

Seja qual for a sigla, CPMF, CFP (contibuição para ferrar o povo), CPTBA (contribuição provisória para tungar o bolso alheio) ou algo assim, não podemos deixar que isso ressurja. 

Aqui está um link para fazer um manifesto contra o novo "imposto para a saúde" AQUI.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O absurdo da inflação de 1%

Com o aumento exorbitante do preço de alguns gêneros alimentícios, como feijão e carne, devido à  quebra de safra provocada por distorções do clima ao longo do ano, a inflação no mês passado ficou em 1,04%. 

Esse índice é muito alto e está num patamar intolerável. E o governo, com o seu pouco zelo pelo dinheiro público, em nada contribui para amenizar isso. Limita-se a manter altas as taxas de juros, o que realmente segura a inflação, mas isso é um paliativo perverso que ainda por cima afeta a circulação de dólares na economia. 

Argumenta-se que a causa principal da alta da inflação é uma sazonalidade, ou seja, os preços dos gêneros agrícolas, mas todos nós devemos ficar atentos para taxas como essas não serem recorrentes. Isso porque muitos vão além do hábito de repassar os aumentos (o que é perfeitamente compreensível), impondo aumentos de preços além dos limites com a justificativa de corrigí-los (os "aumentos preventivos").

Charge de Gizé feita para a revista Veja em 1999, cinco anos depois do fim do flagelo inflacionário

Até 1994, quando o Plano Real foi implantado, os índices inflacionários eram terríveis. Para se ter uma idéia, em 1988 a taxa de inflação de 1% era diária, e não mensal. E chegou a ficar muito pior: 84% só em março de 1990, com a posse de Fernando Collor e a imposição do famigerado "Plano Brasil Novo" (sic) que confiscou a poupança dos brasileiros. Quem vivenciou essa época já sabe das dificuldades de se ter o valor do dinheiro depreciado dia após dia, principalmente os trabalhadores sem meios para defender seu salário (poupança, fundos de renda fixa, etc.). A inflação não pode voltar nunca mais.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PELO AMOR DE DEUS! NÃO RESSUSCITEM A CPMF!!!


Estão querendo a volta a CPMF, o famigerado imposto sobre as aplicações financeiras que vigorou por anos e tungou sem píedade o bolso dos brasileiros portadores de contas bancárias. 

O dinheiro da CPMF era para financiar a saúde, segundo o governo de FHC. E era para ser provisório. Logo os brasileiros perceberam o erro de não terem feito nada para impedir essa aberração tributária, quando FHC passou a faixa presidencial para Lula. A CPMF ficou, e durante todo esse tempo não se sabia exatamente o verdadeiro destino. Provavelmente foram vários, desde o custeio de juros da dívida interna até pagamento de propina para mensaleiros. Quanto à saúde pública, talvez nem 1%. 

Na época do fim da CPMF, em dezembro de 2007, o governo esperneou e disse que o montante faria falta (Falta para quê? Para encher os bolsos e cuecas de dinheiro?). Pois a oposição acabou com a farra, o monstrengo acabou e o governo continuou a arrecadar cada vez mais. 

Por que querem a CPMF de volta? Na verdade, são os aliados do novo governo da Dilma, ávidos por cargos e para inchar ainda mais um Estado já gigantesco, incompetente, inoperante, estafermo, parasitário. E desta vez querem uma alíquota maior do que os 0,38% de antigamente. Pela voracidade e desfaçatez, não é surpreendente uma taxa maior que 1%. Neste caso, a tunga seria maior do que a inflação.

Eles querem nos fazer acreditar na função social desse disparate. Pior ainda é vir com a história segundo a qual a maioria da população não tem conta em banco e não será afetada por essas medidas. Pura mistificação, mistura grotesca de paternalismo com comunismo e a mais deslavada e embolorada demagogia. Pois boa parte dos trabalhadores precisam manter conta em banco para receber seus salários.

Os brasileiros precisam protestar contra mais este ato criminoso. CPMF NUNCA MAIS!