É a sentença do ginecologista cassado Roger Abdelmassih, acusado de crimes envolvendo 39 pacientes de sua clínica, além de manipulação genética.
Como prevê a lei, ele pode recorrer da sentença. O ministro do STF Gilmar Mendes enviou um habeas-corpus para ele permanecer livre enquanto tenta se defender. Pode-se acusar Mendes de favorecer demais gente graúda como ele, Daniel Dantas e outros endinheirados, mas não de não aplicar a lei, que prevê ampla liberdade de defesa para o réu.
Mesmo com uma pena tão elevada, isto é, caso ela se confirmar, ele não cumprirá nem um sexto dessa pena, devido aos benefícios previstos pela Constituição e pelo Código Penal. Além disso, logo ele completará 70 anos (o médico nasceu em 1943).
Louve-se mais esta decisão da Justiça, mas não se pode esquecer dos vários outros casos de estupro e atentado violento ao pudor ainda impunes, muitas vezes por falta de denúncia por parte das vítimas, e também outros milhares de casos envolvendo gente como Abdelmassih: formação superior, rico, influente, autor de delitos e afrontas à lei e à sociedade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário