sábado, 22 de janeiro de 2011

Antes do Obama

Já havia um presidente com fama de super-herói antes do Barack Obama, atual presidente dos EUA e primeiro negro, digo, afro-descendente, a exercer o cargo mais poderoso do planeta. 

Ele é, obviamente, produto de ficção. Criado numa época psicodélica, a série de animação Super President passava originalmente em 1967, isto é, na mesma época dos igualmente estranhos e bizarros Herculoids, Birdman e até um desenho tosco com os Beatles. É incrível como, em maior ou menor grau, todas aquelas animações, sem o requinte de agora, pareciam ser fruto de mentes movidas a LSD. Para quem achava o Bob Esponja maluco... O desenho levava a assinatura de Fritz Freleng e David DePatie, os responsáveis por sucessos como A Pantera Cor-de-Rosa, também da década de 1960.

Agora, a 'história': o presidente do mundo James Norcross ganhou superpoderes ao se expor a uma tempestade cósmica, e assim podia transformar-se no que quiser, modificando sua estrutura molecular. Esses poderes eram muito úteis para derrotar os inimigos do mundo, principalmente extraterrestres. Ou seja, uma versão ainda mais inverossímil da história do Quarteto Fantástico, cujas primeiras animações eram desta época. E o fato de ser presidente do mundo, um cargo teoricamente fictício, não muda nada: é o cargo de presidente dos EUA com um título menos humilde. Logicamente, não poderia bancar o super-herói e governar o mundo ao mesmo tempo, e por isso tinha de manter uma identidade secreta. 

Qualquer semelhança é apenas mera coincidência

Devido ao roteiro absurdo, motivado pelo desejo de enaltecer o poder dos Estados Unidos a todo custo, em tempos de guerra fria (e talvez por xícaras de chá de cogumelo), ficou pouco tempo no ar, no canal NBC. Porém, existem alguns registros dessa pérola no Youtube. Eis uma delas aqui, pelo canal Worsccartoonsever. É isso mesmo, alguém considerou este como um dos piores desenhos de todos os tempos, como muita gente da época, aliás.

Coisas dos anos 60 do século XX. Contudo, existem animações contemporâneas muito apreciadas pela garotada, mas que no fundo são igualmente difíceis de engolir, como Ben 10...

Nenhum comentário:

Postar um comentário