quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Uma tendência crescente

As marcas mais desejadas de automóveis estão, neste momento, investindo nos chamados "cupês de quatro portas", na verdade, sedãs com design esportivo e agressivo parecido com os modelos tradicionais e o mesmo conforto dos sedãs comuns. 

Muito se falou no Porsche Panamera, um carrão com aparência pesadona com seus 4,94 m de comprimento, muito mais do que o clássico 911. Muitos puristas não gostaram, mas a marca alemã acertou em cheio e desencadeou uma reação das concorrentes quando lançou seu produto. Já se fala em uma versão híbrida de 427 cv (380 cv do motor 3.0 V6 mais os 47 cv vindos de um motor elétrico com baterias de lítio), segundo informou o blog Carros Nitrados, no ano passado. 
A marca francesa Bugatti resolveu desenvolver um carro parecido na mesma época do Panamera, ou seja, em 2009. O resultado pareceu ser ainda melhor do que o da concorrente germânica. O protótipo, chamado de Gallibier (abaixo), seria uma versão do Veyron com motor dotado de 12 cilindros dispostos em W. Porém, um sedã de luxo só virá mesmo em 2014, com motor W 16 cilindros. 
A alemã Audi, por enquanto concorrente da Porsche - isso se não homologarem a união entre a VW, dona da marca das quatro argolas, e a marca dona do 911 - pretende lançar, também, um sedã esportivado, o A7, feito em alumínio como o A8. Isso vai acontecer neste ano, segundo o blog Notícias Automotivas
Até a tradicional Mercedes-Benz, famosa por seus sedãs de luxo, possuirá um modelo com esta configuração e motor 5.5 V8 biturbo de 525 cv de potência (segundo o Carros nitrados). 
Agora, a grande notícia para os fãs deste gênero híbrido: a Lamborghini vai explorar o gênero, também. Trata-se do modelo Estoque, a ser lançado no ano que vem, segundo muitas fontes. Para muitos, era inconcebível a tradicional fábrica italiana de superesportivos como o Countach e o Murcielago lançar uma máquina dessas. Porém, já existem milionários dispostos a comprar o Estoque. 
Se essa tendência se fortalecer ainda mais, não se descarta a possibilidade da Ferrari vir a lançar um concept car com 4 portas, apesar da aversão de seu presidente, Luca di Montezemolo, a carros com esta configuração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário