A região de Campos Elísios é tristemente conhecida pela decadência. Parte dela foi tomada pela Cracolândia, em processo ainda incipiente de urbanização, e em um canto do bairro existe a favela do Moinho, erguida na região do antigo Moinho Central.
É por lá que ocorreu um incêndio terrível, que destruiu boa parte dos barracos e o prédio do antigo Moinho. Duas pessoas ficaram feridas. Outra ficou intoxicada pela fumaça. Um dos bombeiros que estavam amparando a comunidade foi atingido por uma televisão e é o que está em pior situação no momento.
Região da tragédia, segundo o portal G1.
Numa situação igualmente dolorosa está o resto da comunidade, vítima de um incêndio próximo do Natal. Muitos perderam o pouco que tinham.
Esta notícia triste também reflete a calamitosa política habitacional da nossa cidade, há décadas vítima de uma expansão errática e descontrolada. A corrupção e a falta de políticas sérias para a habitação permitiu a criação de verdadeiras cidades miseráveis dentro da cidade, como Paraisópolis e Heliópolis, ambos na Zona Sul.
Felizmente, o fogo já foi controlado. Contudo, não há como reverter a perda de centenas de moradores da favela do Moinho, ameaçados de ficar como outras pessoas não muito longe dali, espalhadas nas ruas da Cracolândia. Segundo o prefeito Gilberto Kassab, os desabrigados serão transferidas para locais provisórios, para sabe-se-lá-quando ocuparem novas moradias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário