quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Será o fim do sonho do euro?

O ministro francês para Assuntos Europeus Jean Leonetti alerta, com todas as letras, para os perigos que ameaçam a sobrevivência do euro. Segundo ele, a moeda comum européia poderia 'explodir' e ameaçar a economia de todo o mundo. 

 O 'euro' pode explodir: é rir para não chorar e se descabelar de desespero (charge de Daryl Cagle)

Se uma autoridade fala neste tom sobre o futuro do euro, realmente a situação é muito grave. O fim do euro significa um sonho desfeito e países como Grécia, Irlanda e Portugal serão relegados à miséria. A Espanha e a Itália poderão também vir a ser nações decadentes e com futuro sombrio. As Bolsas terão um período longo de baixas, com direito até a circuit breaker em alguns locais onde este mecanismo de segurança existe, e as consequências não só econômicas, mas políticas e sociais seriam muito difíceis de prever, mas potencialmente perigosas. 

Isso lembra que estamos chegando em 2012, e sem entrar no mérito da validade do calendário maia, teremos motivos de sobra para preocupar-nos com o futuro. Porque não só os europeus irão ter dias difíceis. Nós, brasileiros, também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário