quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mea culpa novamente

Fui induzido ao erro pela Globo e pelo SportTV ao dizer que o Santos jogou em Nagoya. 

Na verdade, o time de Neymar jogou em Toyota, outra cidade da região de Nagoya (Aichi-ken). Para não falar o nome Toyota, na hipócrita e farisaica política de 'tentar não fazer propaganda de empresas', a Globo não disse o nome da cidade. 

Vários jornalistas da Vênus Platinada se referiram à cidade de Nagoya, o que é errado. É como se referirem a Nova Iguaçu como Rio de Janeiro. Outros agrediram menos os fatos e disseram que era na 'região de Nagoya'.

Este blog também se descuidou ao não checar melhor o local. Porém, o estádio onde o Santos derrotou o Kashiwa Reysol é, de fato, propriedade do Nagoya Grampus, o mesmo clube que tem outra orca como mascote.

Na final, em Yokohama, a Globo e as outras emissoras não vão desinformar os telespectadores, pois não existe uma empresa com esse nome. O Barcelona assegurou a vaga para as finais ao vencer com facilidade o frágil time do al-Sadd (Catar) por 4 a 0. Três gols foram feitos por brasileiros: dois de Adriano (não o Imperador) e um de Maxwell. O outro foi de Keita. Nenhum deles é tão badalado quanto Xavi, que não jogou, ou Messi, apagado na partida (mas não fez nenhuma falta, devido ao nível do adversário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário