2012 foi um ano forte e algumas vezes traumático para o mundo inteiro. Faço uma pequena lista das 20 coisas mais pitorescas desse ano:
1. Julgamento do Mensalão. Quem pensava que haveria impunidade, neste caso, precisou mudar de ideia. Os principais líderes e operadores do esquema vão para a cadeia, como José Dirceu e Marcos Valério. Foi a consagração do STF e principalmente de seu presidente, Joaquim Barbosa. Pelo menos no Brasil, ele foi a personalidade do ano.
2. Corinthians ganha a Libertadores, um prenúncio do fim do mundo segundo os rivais e, para os fiéis torcedores, a glória máxima. Em dezembro, o time paulista foi para o Japão, e venceu o Chelsea, conquistando o Mundial. 2012, para os corintianos, foi um ano glorioso.
3. Crise na Europa ameaçou o mundo inteiro e provocou instabilidade generalizada na Grécia, o país mais pobre da União Européia.
4. Atos extremamente violentos abalaram o mundo, desde o uso dos "sais de banho" capazes de transformar pessoas em monstros, até os fazedores de coxinhas com carne humana, passando pelo esquartejamento de um empresário brasileiro, Marcos Matsunaga, pela própria mulher, e pela verdadeira guerra travada entre a polícia paulista e os criminosos no segundo semestre. A última notícia parecida foi o estupro coletivo de uma estudante indiana que terminou na morte da vítima.
5. Uma falsa grávida de Taubaté, no começo do ano, surpreendeu o Brasil com o seu barrigão postiço. A farsa não tardou a ser desmontada, mas ela teve os seus minutos de fama.
6. Hits dominaram a Internet, como a família que cantava uma música evangélica "para nossa alegria" e, principalmente, um coreano gordinho que fez o mundo inteiro dançar o Gangnam Style.
7. A MPB veste a carapuça da decadência com o sucesso de Michel Teló e do sertanejo universitário ("tche tcherere tchê tchê..."), sem falar na horrenda homenagem a Renato Russo pela MTV, de triste memória: o vocalista nem era cantor, e sim o ator Wagner Moura.
8. A tempestade Sandy causou prejuízos bilionários na costa leste dos EUA e também no Canadá, marcando outro ano influenciado pelos desajustes climáticos. No Brasil, fez calor de rachar até no inverno, que virou um... inferno.
9. Mais traumática que a tempestade foi o ato insano e sanguinário de um atirador que invadiu uma escola primário em uma pacata cidade do interior de Connecticut, estado do nordeste dos EUA, e matou 26 pessoas, a maioria crianças pequenas, para depois se matar.
10. A Primavera Árabe prometeu democracia para os países da Ásia Ocidental e norte da África, ao derrubar tiranos como Hosni Mubarak para implantar uma democracia frágil e desfigurada no Egito sob a bandeira da Irmandade Muçulmana e seu representante Mohammed Mursi; o movimento ainda não conseguiu derrubar o píor dos opressores, Bashar al-Assad, que continua aguerrido no poder e disposto a tudo, massacrando seu próprio povo.
11. 2012 teve acidentes como qualquer outro ano, mas um deles, o naufrágio do iate Costa Concórdia no Mediterrâneo, foi marcado pela bronca que um controlador deu no capitão que abandonava o navio: "Vada a bordo, cazzo!". O naufrágio fez 32 vítimas fatais.
12. Físicos conseguem isolar o bóson de Higgs, um dos maiores feitos da ciência nos últimos tempos; a partícula foi apelidada de 'partícula de Deus', embora não seja a única partícula formadora da matéria, mas foi a última a ser observada.
13. A NASA lançou uma missão não tripulada com o jipe Curiosity, para explorar a superfície de Marte. Até agora, desde agosto, nada foi encontrado de relevante, mas isso mostra mais um avanço na exploração e pesquisa da vizinhança da Terra.
14. Escândalos fizeram dirigentes perderem o emprego, entre eles Dominique Strauss-Kahn, acusado de violentar uma jovem num evento que provou ser uma farsa (que, no entanto, confirmou a fama de 'tarado' do ex-chefe do FMI) e Ricardo Teixeira, o até então considerado eterno presidente da CBF, que não resistiu às intermináveis denúncias de corrupção na entidade (ele caiu, mas a CBF ainda continua com a má fama).
15. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres foram sucessos retumbantes, mas a bola da vez agora é o Rio, que passou a receber cobranças pesadas para acelerar os trabalhos de reforma e construção de estádios e hotéis; a pressão também foi forte para a Copa de 2014; o poderoso secretário-geral da Fifa Jérôme Walcke chegou a sugerir um chute na bunda de cada responsável pela organização do evento.
16. Barack Obama é reeleito em mais uma eleição apertada cujas prévias não se atreveram a apontar um vencedor. Os desafios do democrata são muitos, e um dos piores é o enorme déficit público, que pode desencadear um "abismo fiscal" capaz de causar estragos na economia do mundo.
17. Bilionários tem perdas severas no ano, como Eike Batista e Mark Zuckenberg. Batista perdeu mais da metade de sua imensa fortuna em ações, enquanto Zuckenberg, o jovem chefão do Facebook, aventurou-se no Nasdaq e se deu mal.
18. A Palestina conquista o status de membro observador, sem direito a voto na ONU mas com reconhecimento parcial como país soberano; Israel respondeu apressando sua política de assentamentos na Cisjordânia e entrando em guerra com o Hamas em Gaza.
19. Nunca um ano foi marcado por tantas mortes de famosos, sobretudo no Brasil: Hebe Camargo, Oscar Niemeyer, Chico Anysio, Millor... 2012 foi um ano de perdas imensas. No exterior, as perdas mais sentidas foram as de Whitney Houston e Neil Armstrong.
20. A tão falada profecia maia foi assunto durante todo o ano, mas 21 de dezembro chegou e nada aconteceu de notável, para tristeza dos que queriam ver a espécie humana, acusada de poluir o planeta e destruir a natureza e seus semelhantes, ser exterminada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário