quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brasil melhora no 'ranking' da corrupção

O Brasil melhorou no ranking da corrupção, apesar dos escândalos revelados pela Operação Porto Seguro. Antes, éramos o septuagésimo terceiro menos corrupto do mundo, com nota 3,8. Agora, somos o sexagésimo nono, com nota 4,3. Ainda fomos vergonhosamente reprovados nesse ítem, mas melhoramos.

Penso em algumas hipóteses:

1 - Alguém corrompeu responsáveis pela coleta de dados, possibilitando a melhora.

2 - Os entrevistados não estavam informados adequadamente sobre o que acontece nas esferas do poder, por morarem em lugares muito afastados como o sertão nordestino, ou não se interessam pelo assunto, preferindo falar sobre o capítulo da novela, o Corinthians no Mundial de Clubes ou a queda do Palmeiras. 

3 - Entrevistaram mais beneficiados pelo Bolsa Família. 

4 - A porcentagem de funcionários comissionados entre os entrevistados aumentou. 

5 - Os recentes escândalos não tiveram influência quando os dados foram coletados e Dilma conseguiu passar a imagem de presidentA austera e menos complacente com os corruptos em relação ao seu mentor e antecessor, Lula.

De qualquer forma, o nosso continente foi muito mal e se cada país for representado por um aluno de uma escola que administrasse métodos antiquados de disciplina, a maior parte da classe chamada América iria receber golpes de palmatória e teria de ajoelhar em cima do milho. A mesma coisa iria acontecer para a maior parte dos alunos das classes África e Ásia. Leiam a notícia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário