domingo, 5 de abril de 2015

Da série 'Oitentolatria', parte 19 - Os comerciais da Páscoa

Nos fatídicos anos 80, os ovos de chocolate para a comemoração da data que marca a ressurreição de Cristo não tinham brinquedinhos de qualidade questionável ou outros brindes. Eram, invariavelmente, recheados com prosaicos bombons, e a criançada da época adorava, mesmo assim. 

As propagandas da época procuravam destacar a quantidade de bombons dentro dos ovos. De fato, eles eram bem mais recheados do que os atuais com o mesmo tamanho. 

Na época, a maior fabricante de ovos era a Lacta, atualmente pertencente à Mondelez International. 

Comercial de 1987 da Lacta

Outro comercial da marca estava inserido numa série de comerciais disponíveis no Youtube, em 1988 (reproduzir a partir de 2:14). Também havia um outro comercial (a partir de 0:25) com bombons Lacta da época, inclusive o Feitiço, recheado com morango (muita gente adorava). Ainda havia a Tina Turner, ícone da época...

Série de comerciais de 1988

Mas a Garoto era um forte concorrente. No final da "década perdida", colocaram a Xuxa como garota-propaganda. Na época, ela era uma das grandes estrelas da Globo e não se cogitava imaginá-la em outra emissora. A então "rainha dos baixinhos" agora está na Record. 

Xuxa comendo Garoto (e não era aquele filme de 1982)

Outras marcas também estavam presentes, como a Visconti, atualmente nas mãos do grupo Bauducco. Em 1986, havia uma série de comerciais da marca, elogiando o sabor do chocolate Visconti. Na época, eu preferia as marcas mais conhecidas. O vídeo aqui está com uma qualidade bem ruim, mas a mensagem pode ser entendida. 

Menino comendo ovo Visconti fazendo vontade até na menina que ganhou um ovo enorme. 

Curiosamente, a Nestlé, maior fabricante de chocolate da época, não investia muito nos ovos de Páscoa como agora.

Foi na década de 1980 que começou a haver o problema da "vassoura de bruxa", doença que dizimou boa parte das plantações de cacau, encarecendo o custo do chocolate. Também até aquela época a diferença de preços entre os ovos e as prosaicas barras de chocolate não era tão grande como atualmente. 

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