Notícias em portais são abertas aos comentários dos leitores. Geralmente, quanto mais lidas, mais comentadas, embora isso não seja uma norma.
Já tratei do assunto há muito tempo, em maio de 2010, analisando o teor dos comentários de um tipo de notícia, sobre a opinião do Joel Santana sobre a liberação do sexo na Seleção Brasileira. A matéria foi vinculada no portal Terra. Para ler a postagem, clique AQUI.
Agora vou comparar os comentários de quatro notícias:
- um assunto popular, como novelas (Tema 1);
- um assunto de cunho mais elevado, como o levitador ultrassônico estudado por pesquisadores da USP (Tema 2);
- uma matéria relacionada ao futebol (Tema 3);
- uma outra matéria que aborda outro esporte, no caso, o tênis (Tema 4).
As quatro notícias foram extraídas do portal UOL.
Tema 1
Esta matéria teve milhares de acessos desde a última sexta-feira, apesar de não render muitos comentários (24). O Brasil já foi mais fã das novelas da Globo, mas o formato parece estar realmente esgotado. A novela de Gilberto Braga amarga péssimo Ibope e muitos criticam-na por ter muitos vilões (marca registrada do autor) e comportamentos anti-éticos.
A maioria dos comentários "mete o pau", ou na novela ("horrível", "falta de ação", "personagens mal aproveitados", título "antipático") ou na própria Globo, chamada de "Globosta" e acusada de "fazer o povo de idiota", entre outros ataques. Há quem citasse os trabalhos da concorrência, como a novela "Mil e Uma Noites", produzida na Turquia e exibida na Band. Alguns criticavam o próprio formato: "Afff Novelas... que lixo".
Tema 2
Há menos comentários do que no tema 1, sendo apenas 17 no momento da postagem no blog, devido à maior complexidade do tema. A diferença não é, porém, tão grande. A maioria zombou do levitador. Uns fizeram alusões ao governo do PT, que "levitou quase a Petrobras inteira" segundo um dos comentários. Outros afirmavam que a descoberta não era nova e duvidavam da utilidade, alguns com o velho "complexo de vira-lata" ao falar de "brasileiros reinventando a roda". Poucos comentários elogiaram o feito.
O experimento feito por pesquisadores da USP e custeado pela FAPESP tem por base uma propriedade bem mais antiga, descoberta em 1933 por pesquisadores alemães, que relaciona o fenômeno da levitação com a pressão exercida sobre o objeto levitado pelas ondas sonoras de alta frequência entre um transdutor, responsável pela emissão das ondas, e um receptor. O som é confinado entre as duas partes e sofre ressonância.
Tema 3
Esta é uma notícia dada pelo portal ESPN, vinculado ao UOL. Os dois jogadores do Corinthians foram expulsos na partida contra o São Paulo, em jogo da Libertadores. O time, jogando mal, perdeu por 2 a 0, mas conseguiu se classificar para as oitavas-de-final e pegará o fraco Guarani do Paraguai.
São 92 comentários até o momento da postagem, muitos criticando a postura da Conmebol, sugerindo "perseguição" ao time alvinegro. A entidade sul-americana foi tachada de termos como "conmebosta". Outros aproveitaram para fazer gozação com o Corinthians, principalmente os são-paulinos. Alguns corintianos apontaram também a expulsão do Luís Fabiano no mesmo jogo e aproveitaram para xingar o atacante do São Paulo.
Tema 4
A notícia alude à estreia do paulista Thomaz Bellucci, atualmente o número 74 do mundo, no ATP 250, em Istambul. Ele conseguiu derrotar o russo Mikhail Youzhny, número 58, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 6/3.
Nesta matéria, também houve poucos comentários (10), com alguns torcendo e outros ironizando o tenista brasileiro. Um dos comentários sugeria ao russo procurar um analista, terminando com o famigerado "kkkkk" (risada). Outro comentário, irônico, "pedia" para Bellucci fazer um torneio de duplas com (Rafael) Nadal. Um outro chamou, como muitas vezes ocorre, o repórter de "estagiário" por escrever três vezes o termo "canhoto de Tietê", referindo-se ao tenista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário