quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A versão chinesa da Black Friday

Hoje foi o Guanggun Jie, ou "dia dos solteiros", devido à combinação rara de quatro 'uns' em sequência no calendário ocidental, que foi parcialmente adotado também pelos chineses. 


Na China, o Guanggun Jie já virou tradição. Aqui no Brasil, e em outros países, a data ainda está longe de ser tão popular quanto a Black Friday, invenção americana (Divulgação)

A data começou a ser lembrada na Universidade de Nanquim em 1993, como forma de estimular os solteiros a se casarem e formarem famílias, e só em 2011 passou a ser usada no comércio. Foi o "dia dos solteiros do século", escrito como 11/11/11. Uma combinação curiosa de seis "uns". 

Não demorou para o comércio chinês utilizar a data como concorrente da Black Friday dos americanos. 

Por ser algo recente, os brasileiros conhecem bem menos esta data, a não ser aqueles acostumados a importarem os produtos pelo Alibaba, AliExpress, Bangood e outros. Dentre as grandes lojas, ironicamente, as Lojas Americanas - cujo nome remete aos principais rivais dos chineses - contribuíram para a popularização do "Dia dos Solteiros", ao oferecer frete grátis e quinquilharias Made in China com bons descontos. O problema é não estar 100% livre das taxas de importação. 

Mesmo com a pandemia que se iniciou naquelas plagas, o faturamento na data foi alto: US$ 56 bilhões foram movimentados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário