Pesquisadores de biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicaram na revista periódica Scientific Reports (leia AQUI) um trabalho sobre a eficácia de um composto de cobre potencialmente eficaz no tratamento do câncer.
Estes compostos reagem quimicamente no organismo formando as chamadas espécies reativas de oxigênio, mais prejudiciais às células tumorais do que as saudáveis, atacando o DNA, a molécula essencial à vida celular. Este fenômeno é chamado de apoptose. Um dos tipos de câncer estudados foi o melanoma, muito comum no Brasil devido à exposição aos raios UV em peles suscetíveis.
Pedro Henrique Alves Machado, autor principal do artigo publicado no dia 27 de dezembro último e divulgado nesta semana (Arquivo pessoal do autor) |
Futuramente, o composto de cobre abordado no artigo será colocado em nanocápsulas, para serem injetadas diretamente nos tumores. Este procedimento, após concluído, terá boa chance de ser aplicado em maior escala, e posteriormente liberado como opção quimioterápica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário