Eis uma lista de coisas que as pessoas às vezes compram para presentear seus entes queridos e acabam decepcionando-as. Cuidado, para não ser assunto da maledicência alheia nas festas de fim de ano.
1. Cosméticos anti-envelhecimento
Cosméticos em geral são um problema, e dependem fortemente do gosto pessoal de quem recebe o presente. Quando são anti-envelhecimento, a encrenca é maior. Pior ainda se for para presentear mulheres, que não querem ser vistas como idosas.
2. Doces temáticos e outras coisas de comer
Presentear com guloseimas não dá porque elas acabam logo, além de muitas vezes virem com sabores que podem não agradar o destinatário. Às vezes não agradam a quase ninguém. E engordam. Isso remete a...
3. Equipamentos de ginástica
Geram uma mensagem de "Ah, isso é bom para tirar as suas banhas" ou "Deixe de preguiça e vá gastar as calorias que você vai fatalmente ingerir a mais depois das festas".
4. Animais, plantas e outros seres vivos
Animais e plantas vivas dão trabalho para cuidar e nem sempre correspondem ao gosto do presenteado. Pode haver sérios riscos de eles estarem já doentes e morrerem. E se for uma criatura tirada da natureza, estará cometendo crime contra o meio ambiente.
5. Presentes de brincadeira
Não dê presentes de gosto duvidoso caso não for para o "inimigo secreto". A pessoa que receber o "mimo" pode não achar graça e pode se sentir um vira-lata caramelo. Pior, você pode ser comparado com um parente idiota metido a engraçadão.
6. Roupas inadequadas
Tornam-se verdadeiras loterias envolvendo o tamanho da peça e o da pessoa. Além disso, roupas são muito sugestivas, sobretudo se forem lingerie ou outras peças usadas apenas em momentos íntimos. Melhor tomar um café ou "chá de simancol" e pensar em alternativas.
7. Coisas de moda
Qualquer equipamento de moda pode se tornar obsoleto num futuro próximo. O destinatário vai usar algumas vezes para depois deixar num canto e esquecer.
8. Coisas fora de moda
Da mesma forma, objetos já defasados, como aquela coisa que era uma coqueluche três anos atrás só é um desperdício de dinheiro. A pessoa pode colocar num canto no ato, para depois esquecer.
9. Perfumes
Melhor não adivinhar o gosto pessoal de quem vai ser presenteado. Pode desagradar o olfato alheio, e representar um belo e fétido débito na sua conta bancária.
10. Brinquedos inadequados
Se o presenteado for criança, sobretudo se você já a conhece como um hiperativo ou uma "pestinha", não dê brinquedos barulhentos ou que sugiram armas. Eles podem infernizar o ambiente, e você será considerado o culpado pelos convidados da festa.
N. do A.: Por outro lado, é sempre bom ganhar o presente desejado, desde que não seja para prejudicar os outros. Isso lembra o ato de Donald Trump, retirando a lei Magnitsky do Alexandre de Moraes e sua esposa bem na véspera do aniversário do ministro, coincidentemente próximo do Natal. Para muitos brasileiros prejudicados pelas decisões do "Xandão", o Papai Noel mais poderoso do mundo acabou virando um corpulento e alaranjado Grinch. Mas Trump não agiu por ser um bom velhinho, e sim porque interpretou a Lei da Dosimetria como um avanço, diminuindo as penas dos alvos de Moraes. E houve, sim, coisas tratadas entre Lula e Trump, envolvendo "minerais críticos" como as terras-raras usadas em baterias de veículos elétricos, combate ao narcotráfico, a questão venezuelana e a carne bovina brasileira. Tudo parte da realpolitik. Há muitos analistas falando dessas pautas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário