quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Preços dos eletrônicos vão encarecer em 2026

Como se não bastassem as más notícias econômicas vindas de dentro do Brasil, o impacto provocado pelo aumento do uso da IA vai fazer os eletrônicos em geral ficarem mais caros em 2026. 

Os dados necessários para a geração das imagens, sons e informações por inteligência artificial exigirão bastane das memórias, sobretudo as do tipo DDR, e também aos meios de armazenamento, como HDs e SSDs. 

Se você precisar de um celular novo em 2026, pode começar a se preocupar de verdade


Isto pode impactar em até 5% no preço final dos celulares e computadores, sejam eles notebooks ou desktops, dificultando ainda mais a aquisição de aparelhos novos, ainda mais em mercados carentes como o brasileiro. 

Por outro lado, forçaria o desenvolvimento de dispositivos com base em outros tipos dd semicondutor, devido ao silício já estar bem no limite do desenvolvimento. A adoção de arquiteturas mais complexas e difíceis de conceber, como o uso de múltiplas camadas de materiais (empilhamento 3D), ameniza o problema, mas o aumento da velocidade dependeria de fatores como a diminuição no comprimento do canal dos transistores, agora perigosamente próximo do 1 nm. Já a tecnologia de computação quântica deixaria toda a tecnologia vigente para os computadores e celulares obsoleta, por usar os bits quânticos (qubits), ao contrário dos bits normais e muito menos capazes de armazenar informações, dos atuais gadgets


Nenhum comentário:

Postar um comentário