quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pedagiolatria


O que se cobra em pedágios, em São Paulo, é um absurdo.

Temos no estado as melhores estradas, mas elas são muito caras. Veja os preços aqui. Quais as alternativas? Conviver com as estradas federais castigadas pela inépcia do governo Lula? Ou com as estradas de muitos outros estados, igualmente horríveis?

Não existe meio-termo: é o descaso estatal, ou a submissão às cobranças das concessionárias, já que a maior parte das estradas paulistas são privatizadas.

Para piorar a situação, ainda passaram a cobrar pedágio na pista central da Castelo Branco, em Barueri, nos dois sentidos. Acessar o Rodoanel em qualquer sentido ficou mais caro. Quem sai de São Paulo e quer pegar a Raposo Tavares ou a Régis Bittencourt precisa passar no bloqueio e pagar R$ 2,80. Se alguém vindo do interior quiser fazer o mesmo caminho, deve pagar a mesma quantia.

Como resultado disso, São Paulo vai ter velocidades de garagem em plena Marginal Tietê, que já era péssima. E não adianta ter as tais pistas adicionais.

Não é só: já se fala em cobrar até R$ 6,00 no trecho sul do Rodoanel e R$ 4,50 no trecho leste. Ou seja, os caminhões vão continuar a trafegar na Av. dos Bandeirantes, em São Paulo, para ir do interior ao litoral, e vice-versa.

Para remediar isso? O pedágio urbano! O jornalista Gilberto Dimenstein, na Folha, já defendeu essa idéia para as marginais, a fim de amenizar os transtornos causados por veículos de passagem e também para ajudar a financiar o transporte público (principalmente o metrô).

Por outro lado, poderá espalhar os congestionamentos a lugares onde eles ainda não eram um problema. Sem falar em encarecimento maior ainda no custo dos fretes. Sim, pois os caminhões que quiserem transportar algo até a nossa capital terão de pagar os pedágios das estradas e mais esse novo pedágio urbano.

Ou seja, a solução mais uma vez recairá sobre o transporte ferroviário. Ferrovias não têm pedágio nem congestionamentos, e permitem a circulação de trens cuja capacidade equivale a dezenas de carretas. Tiraria de circulação muitos ônibus, caminhões e mesmo carros das estradas. Mas é uma solução a longo prazo.

Enquanto isso, mais praças de pedágios serão construídas. A classe média vai ter de pagar mais para viajar. Os pobres nem terão mais condições de se deslocar. Os ricos usarão o transporte aéreo. Comida e outros bens ficarão mais caros.

São Paulo a caminho da plutocracia!



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