Nesta semana, duas importantes transações envolvendo marcas brasileiras nacionalmente conhecidas aconteceram.
Ontem, a Hypermarcas, famosa por reunir vários tipos de produtos como adoçantes, medicamentos genéricos e desodorantes, fez um acordo para vender sua linha de cosméticos para a americana (ex-francesa) Coty. Isso significa transferir marcas como Bozzano, Biocolor, Monange, Contouré, Niasi, Cenoura&Bronze, Paixão e Risqué, para uma multinacional, para arrepios dos chauvinistas de plantão, que temem qualquer venda de algo nacional para os estrangeiros.
A Hypermarcas ainda vai continuar com outras marcas famosas, mas não ligadas à cosmética, como o Doril, o Gelol, os adoçantes Finn, Adocyl e Zero-Cal, o preservativo Jontex, os produtos Cremer e York, os remédios Apracur, Benegrip, Atroveran, Merthiolate, Maracugina e Melhoral, o vitamínico Vitasay e o anti-ácido Estomazil, mais o Biotônico Fontoura e os desodorantes Avanço e Rastro (não há muitas informações a respeito desses dois últimos produtos, se eles irão para a Coty).
Hoje, foi a vez da Alpargatas, conglomerado brasileiro de calçados pertencente ao grupo Camargo Corrêa (um dos denunciados pela Operação Lava Jato), vender a Rainha e a Topper para um grupo de investidores liderado pelo ex-dono da escola de idiomas Wizard. A Alpargatas ainda continua com as marcas Havaianas, Sete Léguas e Megga, além de continuar com as licenças de vendas dos produtos Timberland (americana) e Mizuno (japonesa).
A Rainha e a Topper foram marcas de tênis muito famosas principalmente no final do século passado. Chegaram a patrocinar várias equipes esportivas, principalmente no vôlei, basquete e futebol de salão. A Topper por algum tempo, também, foi a fornecedora dos uniformes da Seleção Brasileira entre 1981 e 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário